16/08/2024

COOPERAÇÃO

Entidades beneficentes recebem doação de hortaliças da Companhia de Mineração de Rondônia

10 de fevereiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

IMG_3804

“A nossa necessidade de alimento é grande e diária, toda doação dessas é bem vinda e ficamos muito agradecidos”, disse Celso Ferracini Junior, assessor da Casa do Idoso em Porto Velho, ao receber a doação de folhas de couve da Cooperativa dos produtores de Porto Verde (Cooppverde), em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), por meio da Companhia de Mineração de Rondônia (CMR).  Ao todo, 16  caixas de couve foram distribuídas entre a Associação de Cristãos para Ação nas Ruas (Acriar), na Irmã Lina, na casa da Família Rosseta e na Casa do Idoso.

Segundo o diretor administrativo da Cooppverde, Marco de Souza Melo, as doações são feitas como uma espécie de dízimo da cooperativa que hoje é composta por 44 produtores ativos. “Nós nunca doamos sobras, pelo contrário, a nossa primeira colheita é separada para a doação, a gente doa o mesmo produto que vendemos e comemos na nossa casa”, disse Melo.

A Cooperativa foi formada há 4 anos. Hoje, um dos membros, Isaias de Souza Albuquerque, explica que esse trabalho social é feito como uma forma de agradecimento e retribuição ao apoio que têm recebido do governo do Estado, através da Seagri. “No final do ano fomos até a Secretaria e falamos sobre a dificuldade que tínhamos com o frete do insumo adquirido em Espigão do Oeste, na época tanto o Gilmar, ex-diretor executivo da Seagri e atual Presidente da CMR, como o Secretario Evandro Padovani entenderam nossa necessidade e nos forneceram o transporte do insumo. A forma que achamos de retribuir esse auxilio é também ajudar quem precisa com o que temos”, explicou Isaias.

O presidente da CMR, Gilmar Pereira, disse que a ideia é ampliar o atendimento à cooperativa. “No momento, o governo está focado em ajudar a cooperativa a se estabelecer para que possam receber mais benefícios e recursos para produção e a ajuda ao próximo, como estão fazendo”, disse Gilmar.

O assessor da Presidência da CMR, Adilson Pereira, que conduziu as doações falou sobre a emoção de ver esse trabalho. “Nós ajudamos a Cooppverde como uma forma de ação e obrigação que temos com nossos produtores. Ver que esse dever cumprido está resultando num trabalho social, nos deixa orgulhosos e incentivados”.

A meta da Cooppverde é fazer doações mensais de pelo menos 205 kg de produtos às entidades que serão cadastradas. As doações são feitas de acordo com a produção da safra, mais compreende couve, cheiro verde, pepino, jiló, banana, entre outros.

As associações que tiverem necessidade e precisarem de doações para causa social podem fazer contato com o diretor administrativo da Cooppverde, Marcos de Souza Melo, pelo telefone: (69) 9911-4151.

IMG_3785IMG_3798   IMG_3814IMG_3800IMG_3815IMG_3822IMG_3830IMG_3835IMG_3837IMG_3846IMG_3859IMG_3855

Texto: Júlia Scherer
Fotos: Júlia Scherer