Governo de Rondônia
29/03/2024

INCÊNDIOS

Profissionais são capacitados pelo Corpo de Bombeiros sobre novas normas de segurança

20 de fevereiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O Corpo de Bombeiros de Rondônia está capacitando profissionais filiados aos Conselhos Regionais de Engenharia (Crea) e da Arquitetura e Urbanismo (CAU) para atualização sobre as normas de Proteção Contra Incêndio e Pânico do Estado de Rondônia contidas na Lei n° 3.924/2016. O curso foi aberto na manhã desta segunda-feira (20), no auditório da Faculdade Uniron, no Porto Velho Shopping.

Curso de Atualização de Inspeção e Edificações em Áreas de Risco

Curso de Atualização de Inspeção e Edificações em Áreas de Risco

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Silvio Luiz Rodrigues da Silva, disse que a capacitação tem como objetivo criar mecanismo para melhorar o trabalho dos profissionais da área e, consequentemente, o resultado irá refletir nas ações da instituição, que atua na fiscalização e liberação das licenças.

O coronel destacou o trabalho realizado pelo coordenador de Atividades Externas do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel,  Nivaldo de Azevedo Ferreira, que assumiu a função em junho do ano passado e desde então vem trabalhando na substituição da Lei nº 858, que dispõe sobre normas de segurança contra incêndio e evacuação de pessoas, que estava em vigor no Estado de Rondônia desde 16 de dezembro de 1999, foi substituída pelas Instruções Técnicas (ITs) que passaram a vigorar no dia 1° de janeiro deste ano.

Durante o curso de atualização, os profissionais são inteirados sobre as mudanças que ocorreram na legislação que rege o setor, a partir da implantação das Instruções Técnicas, que unificou a legislação em todo o território nacional.

Segundo o tenente-coronel Nivaldo de Azevedo Ferreira, o Corpo de Bombeiros trabalha prevendo a segurança de pessoas e bens, por isso toda licença para funcionamento de empresas, bem como, para ocupação de prédios novos ou a ser construídos, depende de Certificado de Aprovação dos sistemas de segurança para evacuação de pessoas e de bens de acordo com as especificações técnicas pertinentes a ser expedidas pelo Corpo de Bombeiros, por isso a importância dos profissionais que atuam no setor estarem atualizados sobre as mudanças que ocorreram na legislação.

O curso terá duração de 40 horas aula e conta com profissionais dos municípios de Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e Guajará Mirim.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Admilson Knightz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cursos, Empresas, Governo, Legislação, Obras, Rondônia, Segurança, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo