Governo de Rondônia
29/03/2024

SETOR PRODUTIVO

Famílias de Ministro Andreazza recebem 185 mil mudas de café clonal do governo de Rondônia

20 de janeiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Café Andreazza_20-01-2017_Tuta Café_Foto Esio Mendes (1)

Famílias receberam mudas do governo

O Governo de Rondônia entregou na manhã desta sexta-feira (20) 185 mil mudas de café clonal a 156 famílias da agricultura familiar de Ministro Andreazza. A produção de café rondoniense deve superar 4 milhões de sacas/ano a partir de 2019, segundo estimativas da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), órgão responsável pela doação das mudas.

Esta primeira entrega de mudas em 2017, do total de 370 mil programadas para serem entregues até o mês de fevereiro, é mais uma ação governamental no programa de revitalização da lavoura cafeeira fortalecendo o setor produtivo a partir da agricultura familiar. “É na pequena propriedade que vamos ampliar a produção do café clonal”, disse o secretário estadual de agricultura Evandro Padovani, que no evento representou o governador Confúcio Moura.

O presidente da Câmara Setorial do Café, produtor Ezequias Braz da Silva Neto, o Tuta Café, parabenizou o governo estadual pela iniciativa da revitalização da lavoura cafeeira e aos pequenos produtores por abraçar a causa em favor de produzir café de qualidade. “O plantio do café clonal é recomendado pelo potencial produtivo e ganhos reais a quem cultiva”, destacou Tuta Café.

Numa breve fala, o prefeito de Ministro Andreazza, Arnaldo Strellow, agradeceu o apoio do governo na doação de mudas e destacou que a orientação técnica da Emater/RO é importante para que as lavouras cafeeiras ganhem maior produção. “A tecnificação garante o desempenho da plantação”, disse o prefeito, direcionando aos produtores que receberam as mudas.

O MUNICÍPIO

Com uma população de aproximadamente 9 mil moradores, a economia de Ministro Andreazza é firmada na agricultura familiar, produção de leite, café e fruticultura. Dados do escritório regional da Emater/RO na cidade apontam 800 famílias de agricultores envolvidas diretamente com lavoura de café numa área de 5.597 hectares, onde 5.100 desses já estão em plena produção e o restante em formação de lavoura.

“O plantio do café clonal no município iniciou em 2013 com 60 famílias. No ano seguinte outras 105 famílias aderiram ao programa de revitalização do café e plantaram 145 mil mudas. Para 2017 já estamos ampliando esses números”, destacou a gerente da Emater, Rivane Sousa Rossi.

“O potencial de Rondônia é gigantesco e em curto prazo. Nossos objetivos é que a produção de café clonal, um dos melhores em qualidade no País, se posicione no primeiro lugar no ranking nacional”, finalizou o secretário Evandro Padovani.

Participaram também da cerimônia da entrega de mudas o superintendente estadual de Desenvolvimento Leandro Basílio, o presidente da Idaron, Anselmo de Jesus e o presidente da Câmara Municipal de Ministro Andreazza, vereador Joel Passos.

Leia mais:

Rondônia bate recorde e tem expectativa de produção de quase dois milhões de sacas de café em 2017


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Distritos, Economia, Evento, Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo