Governo de Rondônia
29/03/2024

SENSIBILIZAÇÃO

Fundação de Hematologia alerta para situação crítica do estoque de sangue em Rondônia

12 de dezembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Fhemeron_Baixa no estoque de sangue_08.04.16_Foto_Daiane Mendonça (1)

Estoque de bolsas de sangue tende a diminuir no fim de ano

Pode ser apenas mais um dia no trânsito e por fatalidade o trajeto é interrompido por um acidente. Era para ser só um exame de rotina, mas o diagnóstico é de uma doença em estado avançado que precisa urgentemente de cirurgia. Essas são situações que todos estão sujeitos o tempo todo, quanto menos se imagina a vida pode estar por um triz. E é aí que contar com um estoque de sangue abastecido faz a diferença.

De acordo com a assistente social da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), Maria Luiza Pereira, a situação é crítica e a tendência é piorar neste período que antecede as festas de fim de ano. ‘‘Não é que aumente o número de cirurgias, mas o que acontece é que diminui muito a quantidade de doadores. Já é comum isso acontecer no final de ano devido as pessoas aproveitarem as férias para viajar. Também coincide com o período chuvoso, o que inibe as pessoas de se deslocarem até o local de doação de sangue’’, destacou.

A assistente social explicou que ações estratégicas são adotadas para evitar que falte sangue para as demandas dos hospitais de Rondônia. ‘‘Nós enviamos cartas para os doadores cadastrados para aqueles que têm tipagem sanguínea em quantidade muito baixa no estoque, também enviamos mensagem pelo celular em parceria com a Pastoral da Saúde da igreja Católica e ainda usamos um grupo de whatsaap para sensibilizá-los. Também acreditamos que a divulgação pela imprensa é uma boa maneira de aumentar o estoque’’, considera.

SINAL VERMELHO

A Fhemeron pede que os rondonienses se sensibilizem a aumentar o estoque de bolsas de sangue. ‘‘Estamos há 30 dias sem conseguir aumentar o estoque. Trabalhamos o mês de novembro todo com estoque crítico, e entrando o mês de dezembro com estoque muito baixo. Temos menos de 50 bolsas do tipo A+ e O+, quando o ideal seriam 100’’, disse.

Em Porto Velho há cerca de 70 mil doadores cadastrados, mas para a assistente social fidelizar os doadores e atrair novos ainda é um grande desafio. ‘‘Quando se trata de doação de sangue é algo muito sério. É preciso desprender muita solidariedade e consciência em ajudar o próximo. E esse é o nosso desafio: criar cidadão conscientes que doar sangue salva vidas, independente de ter uma familiar ou amigo precisando, mas de doar mesmo que seja para alguém que nem se conheça’’, afirmou.

A Hemorrede de Rondônia é formada, além da unidade de Porto Velho, pela de Ariquemes, Ji-Paraná; Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena. Segundo a assistente social, as bolsas de sangue arrecadadas por essas unidades são distribuídas conforme a demanda do estado, sendo a Fhemeron a única instituição responsável pelo estoque de sangue em Rondônia e que atende à demanda dos hospitais públicos e particulares.

REQUISITOS PARA DOAÇÃO

Para se tornar um doador de sangue, é necessário que a pessoa apresente as seguintes características:

– Tenha entre 18 e 60 anos
– Pese mais de 50 quilos
– Não esteja grávida
– Já tenha se passado pelo menos 3 meses do último parto ou aborto
– Não tenha tido Doença de Chagas ou contato com o inseto Barbeiro
– Não tenha tido malária ou estado em região de malária nos últimos 6 meses
– Não tenha hepatite ou sífilis
– Não seja Epilético
– Tenha doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher)
– Não tenha ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação
– Tenha dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Mulheres podem doar até três vezes por ano em intervalos de 90 dias e os homens até quatro vezes em intervalos de 60 dias. A Fhemeron em Porto Velho está localizada na rua Benedito de Souza Brito, Setor Industrial, ao lado do Hospital de Base Ary Pinheiro. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones:  0800 642 5744 ou (69) 3216 2234.

Leia mais.

Em reunião com vereadores eleitos, Fhemeron assegura que banco de sangue de Guajará-Mirim não vai fechar

Folga de oito dias para servidor que doar sangue até quatro vezes ao ano também beneficia militares

Comoção por bebê com leucemia provoca aumento no número de doadores de sangue; Fhemeron busca o doador fidelizado


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo