Governo de Rondônia
18/04/2024

DOAÇÃO DE SANGUE

Comoção por bebê com leucemia provoca aumento no número de doadores de sangue; Fhemeron busca o doador fidelizado

05 de outubro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Rebeca se preparando para doar: ela pretende continuar doando sangue

Rebeca se preparando para doar: ela pretende continuar doando sangue

Por causa da pequena Alice, que com apenas 22 dias de vida luta contra uma leucemia congênita e o pai fez campanha por sangue, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) recebeu nos últimos três dias grande quantidade de pessoas interessadas em doar. É algo que sempre acontece quando um caso ou outro geram comoção e também quando há tragédias.

Uma delas, vivida pelos norte-americanos em  13 de setembro de 2001, quando as torres gêmeas foram explodidas, citada pelo responsável do Setor de Coleta,  assistente social Dimarães da Silva, ilustra a situação. “Naquele momento se coletou tanto sangue que o chefe da Defesa Civil foi demitido porque sangue foi desperdiçado.  Aconteceu nos Estados Unidos, acontece no mundo todo essa comoção.  No caso dessa criança, a Alice, vem um mundaréu de gente desde segunda-feira”, afirma Dimarães, cuja equipe está com a capacidade técnica ao máximo para dar conta do atendimento.

Na segunda-feira, 3, a Fhemeron recebeu 157 pessoas, e efetivamente 118 doaram. No dia seguinte, terça-feira, foram 220, com 133 doações após a triagem e eventuais desistências. Nesta quarta-feira, 5, tinham chegado 81 pessoas até 11 horas, parte delas, cerca de trinta, doadores do Departamento Estadual de Transito de Rondônia (Detran), que desde 2013 é parceiro da Fhemeron.

Rebeca da Cruz Ferreira, de 19 anos, funcionária da Gerência Financeira, aguardou pacientemente a vez de entrar na sala de coleta. Soube da mobilização pelo órgão em que trabalha, sentindo-se motivada a aderir ao grupo que eventualmente faz doações.  “Minha mãe teve câncer, precisou de bolsas de sangue e recebeu. Por isso resolvi doar também”, disse, manifestando vontade de continuar doando.

É exatamente essa doação fidelizada que a Fhmeron precisa. “Nós entendemos a comoção, esse gesto das pessoas, mas é importante que elas entendam que tem inúmeros pacientes nos hospitais, todos os dias, precisando de sangue, e que a Fhemeron é responsável por fazer a captação, sorologia e fazer a distribuição em todo o estado de Rondônia para a rede pública e particular. Precisamos de estoque estratégico. A comoção passa e as pessoas somem. Precisamos de doadores fidelizados”, apela Dimarães.

Nesta quarta-feira, um grande número de pessoas aguardavam para doar sangue na Fhemeron

Nesta quarta-feira, um grande número de pessoas aguardavam para doar sangue na Fhemeron

Em toda a hemorrede de Rondônia existem mais de 60 mil doadores cadastrados, mas a fidelização é pouca. O assistente social Dimarães assegura que o número deles é insatisfatório, e que para atender Porto Velho são necessários que ao menos cem doadores ao dia façam a doação.

“Porto Velho tem uma demanda muito grande. Temos que levar em conta que o Hospital de Base faz  mutirão de cirurgias eletivas, no hospital do câncer uma grande maioria precisa tomar sangue, fazer  transfusão de plaquetas, tem a quimioterapia, radioterapia, e no João Paulo II são as urgências e emergências que tem de ser atendidas. A estatística aponta que 80% dos acidentes de transito são com motoqueiros, que quebram a perna, fêmur, a bacia ou o braço e vão precisar de sangue muitas vezes, aumentando a demanda transfusional, e infelizmente a quantidade de doadores fidelizados não acompanha isso”,  lamenta Dimarães.

DOENÇAS HEMATOLÓGICAS

Ele lembra também que existem pacientes ou pessoas portadoras de doenças hematológicas, como a anemia falciforme, que tomam muito sangue e, por isso, o organismo acaba criando anticorpos. “Mesmo tendo os tipos mais comuns, o A ou O positivo, essas pessoas não podem tomar qualquer A ou O positivo. O biomédico tem que procurar no banco de sangue alguém com o mesmo fenótipo”, explica Dimarães, uma condição que exige ainda mais da equipe de captação de sangue. O doador fenotipado é raro.

No Brasil, 70% da população tem sangue A ou O positivo, sendo o primeiro 36% da população, e  o segundo 34%. Os mais raros são os fatores negativos A, B e O, existentes em menor número de pessoas. “Essa situação gera fator de dificuldade para a gente. Por isso, é preciso ampliar a fidelização”, diz.

PARCEIROS

Além do Detran, a Fhemeron conta como parceiros para coleta de sangue instituições como o Ministério Público e Tribunal de Justiça, que promovem internamente campanhas sobre a importância da doação. Conta também com apoio das igrejas, que ajudam a fortalecer o estoque, e algumas delas, como a adventista e a católica, elaboram calendário de coletas anualmente.

O grupo que nesta quarta-feira, 5, veio do Detran, jovens em grande parte, foi transportado do local de trabalho em ônibus da Fhemereon. “Nós agendamos o dia, e na medida do possível vamos ao órgão busca-los, porque aqui tem mais conforto para a coleta, o ambiente é climatizado. Outros parceiros importantes, além das igrejas e órgãos públicos, são as universidades”, diz Dimarães.

Doadora há quatro anos, Eliana Estevão dos Santos, de 35 anos,  disse que doa porque faz bem. “É importante, é vida”, afirma a assistente administrativo, natural de Porto Velho, que passou um tempinho no Pará, onde fazia doações também.

Para doar, a pessoa deve estar em boas condições de saúde,  ter idade entre 18 a 69 anos, e ter peso igual ou superior a 50 kg. Antes de doar, é preciso estar bem alimentado, evitando alimentação gordurosa, e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas. Não pode ingerir bebida alcoólica nas doze horas anteriores  à doação.

Leia mais:
Fhemeron faz novo apelo para que população colabore com o estoque de sangue em Porto Velho
HB realiza mutirão de cirurgias ortopédicas e conta com doadores de sangue para manter estoque da Fhemeron


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Admilson Knightz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Legislação, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo