Governo de Rondônia
24/04/2024

ENCONTRO

“A reconstrução do país começa nos municípios”, diz Confúcio a prefeitos recém-eleitos

28 de novembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Encontro reuniu novos gestores e também os reeleitos de todo o estado

Encontro reuniu novos gestores e também os reeleitos de todo o estado

A solução para tirar o Brasil das crises econômica e política está nos municípios e os prefeitos que assumem os cargos em 1º de janeiro de 2017 são capazes destas mudanças. A afirmação foi feita pelo governador Confúcio Moura ao participar do I Encontro dos Novos Gestores do Estado de Rondônia, na manhã desta segunda-feira (28).

O evento, que prossegue nesta terça-feira (29) no Hotel Accordes, em Porto Velho, é promovido pelo governo de Rondônia e reúne especialistas em diversas áreas. Eles transmitem orientações para que os prefeitos que assumirão em 2017 administrem com qualidade.

A falta de recursos, problema crônico dos estados e municípios, deve ser superada, conforme o governador, com o rigor nas contas e transparência nos atos.” O enxugamento da folha de pagamentos, economia no gasto com combustível e diárias, além da fiscalização nas obras são fundamentais para que a gestão seja bem sucedida”, ensinou Confúcio, que foi prefeito de Ariquemes em dois mandatos consecutivos.

Sobre a economia, o governador recomendou que os negócios sejam feitos com empreendedores dos próprios municípios para que a economia local seja aquecida. Também sugeriu que a mão de obra seja contratada entre os moradores. A qualificação, para que isto ocorra é fundamental e o estado pode oferecer treinamento.

Confúcio também disse que todos os prefeitos serão bem sucedidos se seguirem as instruções transmitidas pelos palestrantes. “Está nas mãos de vocês”, acentuou.

Finalizando, o governador prometeu continuar apoiando as prefeitura, independente da corrente política dos gestores. “Tenho atendido a todos e vai continuar assim”, assegurou.

O encontro de gestores reuniu deputados estaduais, o senador Valdir Raupp e, também, os prefeitos que concluem mandatos em dezembro deste ano.

FISCALIZAÇÃO

O presidente da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom) Jurandir de Oliveira, disse na acolhida aos colegas, que todos devem estar atentos para a fiscalização externa. Ele também destacou que faltou aos demais prefeitos, no início dos mandatos, informações como as que estão sendo transmitidas no encontro.

Coube ao secretário de estado do Planejamento, Orçamento e Gestão George Braga a primeira palestra “Uma gestão de qualidade”, que tratou de orientações básicas sobre como os prefeitos devem agir. Planejamento, acompanhamento das obras e correta prestação de contas são fatores que, conforme ele, conferem lastro para o administrador obter sucesso.

Também falaram pela manhã o presidente da Federação da Indústria do Estado, Marcelo Thomé e o diretor técnico do Sebrae Samuel Almeida.

O I Encontro dos Novos Gestores do Estado de Rondônia é realizado pelo governo de Rondônia em parceria com a Arom, Sebrae.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo