23/05/2024

INCENTIVO

Vereadores de Cacaulândia buscam apoio para o turismo local

07 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Vereadores de Cacaulândia, Genê Falcão Metzker, Andely Gomes Ribeiro Bissoli e Aladir Izidorio de Oliveira, estiveram na Superintendência Estadual de Turismo (Setur), para contato inicial e obtenção de informações sobre a identificação do pretenso potencial turístico do município.

Cacaulândia está localizada a 58km de Ariquemes e tem inúmeras cachoeiras e belezas naturais tendo como maior fonte econômica a produção de cacau, gado leiteiro e peixes.

Um dos eventos mais tradicionais do município é o Trilhão do Cacau, evento esportivo com percurso de 1.980 quilômetros de mata nativa na zona rural de Cacaulândia que reúne motociclistas e ciclistas de várias cidades de Rondônia.

Em conversa com o superintendente de turismo, Júlio Olivar, o vereador Genê Metzker explicou que a cidade já foi um dos maiores polos turístico do estado na década de 80, atraindo visitantes para o hotel ecológico Rancho Grande que abriga as mais diversas espécies de mamíferos, aves, jacarés, cobras, aranhas, borboletas e mariposas.

Com quase 100% de saneamento básico concluído, os vereadores entendem que a cidade pode voltar a ser um grande destino turístico, por isto buscaram apoio junto a Setur com o intuito de criar medidas para reativar a cultura turística local.

Júlio Olivar orientou os vereadores que primeiro passo inventariar e diagnosticar o setor turístico e explicou que o trabalho consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos do município.

O inventário vai possibilitar uma definição de prioridades com os recursos disponíveis para o setor, incentivando o turismo de forma sustentável. Após identificar os atrativos será trabalhado o envolvimento das instâncias do governo e demais setores das cadeias do turismo, além de despertar o interesse de empresários locais.

Texto: Taciana Guzman