28/04/2024

INCENTIVO

Vencedores do concurso de poesia “Rondônia e suas Belezas Naturais” são contemplados com City Tour em municípios

11 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Casa Rondon foi um dos locais visitados pelos alunos contemplados pelo concurso de poesia em Vilhena

Estudantes das escolas estaduais do Estado que participaram do concurso de poesia “Rondônia e suas Belezas Naturais”, começam a ser contemplados após obterem o primeiro lugar. A premiação é um City Tour pelos locais turísticos dos municípios. O concurso foi realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo de Rondônia – Setur, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação – Seduc, mediante Termo de Cooperação.

O concurso de poesia tem por objetivo valorizar o patrimônio geográfico e cultural de Rondônia, bem como difundir o potencial turístico da região, por meio da temática “Rondônia e suas Belezas Naturais”, tendo em vista que o turismo é um dos setores econômicos que registram crescimento. A expansão do setor vem acompanhada do crescimento da oferta turística, o que contribui com o aumento de pressões competitivas entre os destinos turísticos.

Para o titular da Superintendência Estadual de Turismo, Gilvan Pereira Júnior, o concurso de poesia tem como premissa trabalhar a cultura, a história e promover o sentimento de pertencimento aos estudantes. “Além de desenvolver mais a escrita, os alunos têm a oportunidade de conhecer  um pouco mais sobre seus municípios, a história e os pontos turísticos. A poesia pode trazer uma boa repercussão e estimular a curiosidade de outras pessoas a conhecerem os atrativos do Estado”, disse.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressalta que, o concurso de poesia” Rondônia e suas Belezas Naturais”, foi mais uma oportunidade dos alunos da Rede Estadual de Ensino conhecerem um pouco mais da história do Estado e seus municípios, “estimulando-os a ter mais vontade de conhecer os locais que são atrativos turísticos das localidades, além do grande potencial que cada um tem para a população”.

CITY TOUR

A primeira colocada da Escola Deputado Genival Nunes da Costa, em Vilhena, Maria Gabriela Gonçalves Nascimento, foi contemplada com um City Tour na segunda-feira (7), pelos principais pontos do município, como a praça do 5º BEC, Palácio da Unir e Casa Rondon. Na terça-feira (8), já no município de Pimenta Bueno, foi realizada a entrega do certificado para a aluna Lyla Machado Coutinho de Souza, da Escola Valdir Monfredinho. Houve solenidade com a leitura da poesia que garantiu o primeiro lugar no concurso de poesia, e logo após, a aluna fez uma trilha ecológica em um balneário do município.

Na quinta-feira (10), alunos da Escola Monteiro Lobato, em Rolim de Moura, receberam os certificados de participação no concurso. A entrega aconteceu no gabinete da Prefeitura de Rolim de Moura. São eles: Thábata Kawani do Nascimento, Gabriella Mendonça Grancianinov, Evelyn Aryane de Souza, Maria Luiza Paz Gonçalves, Larissa Kovaleski Aguiar, Alexia Iasmin Nascimento Souza, Emily Maximiano Bispo Silveira e do Arthur Câmara Andrade. Após a entrega, os alunos foram para um City Tour em um clube de recreação e depois para um parque natural do município.

Em Nova Brasilândia D’Oeste, foi realizada a entrega do certificado para as alunas Brenda Correia Campos e Débora Idnea Leal Maciel, ambas da Escola Alexandre de Gusmão. A entrega aconteceu no gabinete da prefeitura do município. As alunas fizeram um City Tour pela “Pedrona da 114”, um dos pontos turísticos mais deslumbrantes do Estado.

Até o dia 29 deste mês, os estudantes estarão recebendo além das visitas em locais turísticos dos respectivos municípios, um kit com lembranças e um certificado de participação no concurso de poesia.

Texto: Richard Neves
Fotos: Maria Alice e Daiane Mendonça

Concursos, Distritos, Ecologia, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Servidores, Turismo