Governo de Rondônia
28/03/2024

BOPE

Veículo blindado vai reforçar as ações operacionais do Batalhão de Operações Especiais de Rondônia

03 de dezembro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Já está em Rondônia o primeiro veículo blindado adquirido para reforçar as ações da Polícia Militar 

Os investimentos na área da Segurança Pública, tem sido reforçado pelo Governo de Rondônia, a exemplo das recentes viaturas adquiridas para renovar a frota segurança pública estadual. O Executivo Estadual fez mais uma aquisição que vai reforçar as ações desenvolvidas pela Polícia Militar. Trata-se do veículo blindado, denominado Gladiador II, que atenderá especificamente o policiamento operacional do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).

O veículo tem peso em ordem de marcha de 8.200 quilos e capacidade de carga de mil quilos e pode atender as mais diversas missões. O blindado é todo composto por proteção balística nível II, ou seja, resistente a disparos de fuzil 5,56×45 mm e 7,62×51 mm FMJ. “Investir em equipamentos e veículos que venham salvaguardar a vida de nossos policiais militares é mais que uma necessidade, é um dever. Afinal, o ser humano é o nosso mais valioso patrimônio”, afirmou o titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), José Hélio Cysneiros Pachá.

AQUISIÇÃO

O processo para adquirir veículo blindado teve início em outubro de 2020, pela Gerência de Planejamento da Sesdec, que após estudos técnicos, verificou-se a possibilidade de adquirir um veículo nacional, em virtude da melhor possibilidade de manutenção e assistência técnica, até porque os veículos até então adquiridos no Brasil, eram todos importados e a maioria deles enfrentou problemas para a realização da manutenção.

Veículo comporta até oito policiais e capacidade de mil quilos

Durante os estudos técnicos houve a possibilidade da aquisição do modelo Gladiador II especializada em blindados, com capacidade de transporte mínimo para oito pessoas, sinalização acústica, visual e seteiras.

Para acompanhar de perto e verificar o grau de segurança, o secretário da Sesdec, realizou duas visitas técnicas à empresa, para conhecer mais sobre a viatura a fim de garantir  à vida dos policiais militares no enfrentamento a criminalidade do Estado.

As visitas também foram acompanhadas pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Luís de Freitas  Almeida, o gerente de Planejamento da Sesdec, Paulo Henrique Barbosa da Silva e o major PM Rodrigo Arrivabene.

O projeto foi finalizado dia 29 de outubro de 2021, sendo que adentrou em terras rondonienses no dia 29 de novembro. A partir desse momento, foi iniciado o processo de recebimento e verificação das especificações técnicas pela comissão e uma vez estando de acordo com o Termo de Referência e contrato, o veículo será recebido oficialmente pelo Estado.

Após o recebimento será aplicado o curso de manutenção preventiva e cuidados básicos fornecido pela empresa fornecedora para uma turma composta de até oito policiais militares, onde serão repassados aspectos teóricos e práticos da manutenção preventiva e cuidados básicos para o cumprimento do manual do usuário e prolongamento da vida útil da viatura.

Só a partir desse treinamento, o veículo será disponibilizado para a Polícia Militar, mais especificamente para o BOPE, para emprego operacional em todo o Estado de Rondônia.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Isabela Pereira
Fotos: Daniel Garcia
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cursos, Economia, Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo