Governo de Rondônia
28/04/2024

ABERTURA CFC's

V Encontro Anual de Centros de Formação de Condutores começa nesta sexta-feira, em Ji-Paraná

27 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Formação dos jovens no trânsito será discutida no V Encontro de Formação de Condutores

Com foco principal na formação do futuro motorista, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia promove nesta sexta-feira (27), a partir das 18h, no Hotel Fazendo Minuano, em Ji-Paraná, o V Encontro Anual de Centros de Formação de Condutores (CFC’s). O encontro começa nesta sexta-feira e segue no sábado (28), onde serão discutidos vários assuntos de interesse do Detran e dos proprietários dos CFC’s.

O diretor geral do Detran, coronel Neil Gonzaga disse que o encontro tem como finalidade propiciar aos integrantes dos Centros de Formação de Condutores um espaço de reflexão, interação e atualização diante dos novos tempos, com foco na melhor formação do futuro motorista.

O encontro irá reunir cerca de 250 pessoas que atuam no seguimento no Estado, mas o foco principal será a formação dos futuros condutores de veículos e a responsabilidade dos CFC’s com a formação dessas pessoas.

Diretor geral do Detran, Neil Gonzaga, destaca a importância de formar o jovem para compreender as complexidades do trânsito

Ao completar 18 anos o jovem já quer tirar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas dados estatísticos mostram jovens entre 18 e 25 anos estão entre o que mais morrem ou sofrem invalidez, chegando a 25 mil mortes por ano no Brasil. Geralmente os fatores que levaram ao acidente de trânsito são imprudência, imperícia, velocidade acima da média permitida, além do efeito de alcoolemia e outras drogas.

“É muito importante que o jovem, ao procurar um CFC para tirar a sua CNH, adquira conhecimento sobre a importância do respeito às leis de trânsito, aprende o que é direção defensiva, respeito ao próximo, pois só assim vamos caminhar para ter um trânsito seguro e humanizado”, afirmou o coronel Neil Gonzaga.

O diretor Técnico de Habilitação e Medicina do Trânsito (Dthmet), Hassan Mohamad Hijazi, disse que serão tratados também, no encontro, sobre a implantação dos exames teóricos eletrônicos, “com a implantação desse sistema em todas as unidades do Detran, não haverá mais necessidade de enviar as provas físicas como até então eram feitas”, disse Hassan.

Hassan Hizaji,disse que os assuntos debatidos no encontro irá refletir na qualidade do atendimento ao usuário

O Detran disponibiliza para o candidato toda a infraestrutura para a realização da prova, ao invés de folhas de papel, um tablete será disponibilizado, ao final da prova o candidato poderá consultar imediatamente o resultado de sua prova no site do Detran.

Serão discutidos também a melhoria do sistema do Detran no atendimento aos CFC’s e consequentemente ao usuário, protocolo para facilitar o monitoramento pedagógico dos Centros de Formação e ainda será divulgada uma pesquisa que foi realizada pela Dthmet com pessoas que fazem o teste dentro do controle emocional.

Hassan Mohamad também falou que o V Encontro de CFC’s contará com a presença de Francisco Garonce, que é doutor em Educação e Comunicação pela Universidade de Brasília, com pós-doutorado em tecnologias na educação pela National Defense University-(Iadc), dos Estados Unidos da América. Especialista e pesquisador da área de segurança viária, trabalha voltado à educação para o trânsito. Foi o Coordenador-Geral de Educação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O palestrante tem como missão conduzir estudos e apontar caminhos para que o Brasil possa alcançar a meta de reduzir em 50% o número de mortos no trânsito. Ele também apresenta o quadro “Segurança é Aqui, com Garonce”, no programa de TV Brasil Caminhoneiro, do SBT. Certificado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária viaja o Brasil colhendo depoimentos dos principais atores do trânsito e dando palestras, cursos e seminários sobre a ação da educação na segurança viária no Brasil e no mundo.

Leia mais:

Brasil recebe prêmio da ONU e Rondônia é o segundo estado em redução de mortes no trânsito

Detran reúne representantes de instituições para definir ações de melhoria no trânsito em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano e arquivo Detran
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Evento, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo