25/04/2024

ESTRADAS

Usina de asfalto começa a funcionar na cidade de Jaru

06 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

2 - usina asfaltoO município de Jaru e cidades vizinhas passam a contar, a partir deste mês, com o apoio de uma fábrica de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), o conhecido asfalto usinado. O equipamento do governo estadual foi instalado ao lado da Cooperativa Agrorural de Jaru (Cooaja), nas margens da BR-364, na saída para Porto Velho.

O governador Confúcio Moura inaugurou a usina de asfalto neste sábado (05-04). Acompanhado da prefeita Sônia Cordeiro e de servidores do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), Confúcio Moura acionou o botão de funcionamento da usina às 13 horas. A primeira massa asfáltica produzida foi utilizada na pavimentação do pátio do Corpo de Bombeiros do município.

2 - usina jaruConfúcio destacou a importância do equipamento para a melhoria da cidade e frisou que a usina pode atender também os municípios da região, a exemplo e Governador Jorge Teixeira, Theobroma, Vale do Anari e Machadinho do Oeste. “O objetivo principal da usina é produzir material para recuperar as estradas estaduais, tapando todos os buracos abertos no período das chuvas, mas o governo estadual está fazendo seu papel de ajudar os municípios. As prefeituras podem comprar os insumos para a produção de asfalto e usinar no equipamento do DER”, afirmou.

10 km de recapeamento de ruas para Jaru

A prefeita Sônia disse que é uma honra para a cidade receber a instalação da usina de asfalto. Ela afirma que os municípios rondonienses passam por dificuldades e que o governo não mede esforços para colaborar. “Esse equipamento vai nos ajudar muito. Vamos receber 10 km de recapeamento de ruas. A prefeitura já comprou o material. Agora, o DER vai usinar o asfalto e realizar o serviço numa parceria que a cidade nunca havia recebido”, acrescentou.

2 - usina de asfalto jaru

Prefeito de Ji-Paraná cita exemplos

Prestigiando o evento de Jaru, o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, lembrou que há exato 1 ano o governo instalou em sua cidade uma usina de asfalto do DER, propiciando o desenvolvimento do município. “Eu sou prova dos benefícios que uma usina de asfalto pode oferecer. Nosso aeroporto seria fechado por um período que ninguém sabia. O governo assumiu a restauração da pista em tempo recorde (60 dias) e os voos foram retomados”, frisou Jesualdo.

Esse trabalho de excelência, segundo o prefeito, pode ser realizado porque Confúcio investiu na estruturação do parque de máquinas do DER. Por isso, lembra ele, a restauração da pista foi executada com máquinas e servidores do próprio órgão, representando rapidez na obra e economia aos cofres públicos, sem contar nos benefícios para os moradores de Ji-Paraná.

Deputados destacam parceria entre governo e municípios

Os deputados estaduais Lebrão, Luizinho Goebel, Adelino Follador, Jacques Testoni e Kaká Mendonça, líder do governo na Assembleia, foram enfáticos ao frisar que os 52 municípios do Estado recebem benefícios do governo. “Confúcio prometeu uma administração municipalista e cumpriu. O governador abriu as portas para as prefeituras”, disse Kaká Mendonça.

Luizinho Goebel, que já foi patroleiro do DER, enfatizou, ainda, o fortalecimento da estrutura do órgão, que executa obras gerando economia.

Texto: Nilson Nascimento - Assessoria DER
Fotos: Nilson Nascimento