Governo de Rondônia
18/04/2024

INFRAESTRUTURA

Universitários comemoram travessia segura em ponte nova sobre o rio Urupá, em Ji-Paraná

05 de dezembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

O principal acesso dos estudantes à formação em nível superior em instituição particular é pela nova ponte do rio Urupá


A abertura do tráfego na nova ponte sobre o rio Urupá, em Ji-Paraná, está sendo motivo de comemoração e gratidão ao Governo de Rondônia por parte dos universitários e moradores da região. A ponte, de mão dupla, foi entregue pelo governador coronel Marcos Rocha à sociedade em 17 de novembro, transferindo o tráfego da antiga ponte.

Apesar da instalada crise pandêmica e a suspensão das aulas presenciais por um longo período em 2020, o retorno de acadêmicos de odontologia ocorre gradualmente em uma universidade particular de Ji-Paraná, localizada numa área em expansão imobiliária da cidade e que está sendo denominada como 3º Distrito.

Acadêmicas de odontologia comemoram a abertura do tráfego na ponte do rio Urupá

O principal acesso dos estudantes à formação em nível superior daquela instituição é pela nova ponte do rio Urupá. Os estudantes do curso de odontologia, por exemplo, precisam frequentar o campus duas vezes ao dia. À tarde para as aulas teóricas e a noite às práticas.

 

Estudante do 8º período de Odontologia, Kátia Fernanda Vicente Baldo festejou a abertura do tráfego e disse ser grata aos gestores estaduais que tornaram o sonho popular em realidade concluindo a obra que estava parada desde 2017.

“Quando passei pela primeira vez na nova ponte, fiquei tão feliz só de saber que não precisaria mais ficar esperando na cabeceira, da ponte velha, para que outro carro passasse para depois eu seguir com meu veículo. Foi uma sensação tão incrível que eu gritei de emoção comemorando dentro do carro. Foi muito bom”, declarou Kátia Baldo, acrescentando a sensação de segurança: “Eu tinha muito medo de assalto quando ficava parada no escuro esperando a vez de atravessar pela ponte velha”.

Antes da liberação do tráfego na nova ponte, os acadêmicos, assim como toda a sociedade, dependiam apenas do antigo acesso de mão única. “Com a antiga ponte já presenciei acidentes. Já tive que esperar várias vezes todos os veículos do lado oposto porque muitos motoristas não respeitavam a sinalização. Nestes quase quatro anos, havia muito congestionamento pra chegar até a faculdade. Quando era semana de prova eu tinha que sair de casa bem mais cedo pra não atrasar, já que sempre tinha congestionamento na ponte”, detalha a acadêmica Eliane Eugênio Vieira, sobre o transtorno vivenciado.

“Com a nova ponte todos estes problemas ficaram para trás e foram resolvidos. Agora há mais fluidez no trânsito e o fim do congestionamento é fato”, frisa Eliane Vieira, estudante de odontologia.

Ponte é o principal acesso do centro da cidade para a região em expansão imobiliária do 3º Distrito

A universitária Claudiane Alcântara Alves Rosalem, ressalta a agilidade e segurança na travessia da nova ponte. “A entrega da ponte foi maravilhosa. Diminuiu muito o tempo de travessia, pois saio tarde do trabalho e o horário para chegar à faculdade é escasso. Ficava muito tempo parada sofrendo constrangimento, medo e desconforto. Agora é só gratidão”, depôs.

PONTE

 

A nova ponte sobre o rio Urupá foi concluída em 2017 em nível mais alto em relação à antiga. Porém as cabeceiras não haviam sido contempladas no projeto inicial. Diante desse cenário e da relevância da obra, uma força-tarefa foi executada pelo Departamento de Estradas de Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER).

O serviço foi realizado em tempo recorde se comparado a outras obras do gênero. Foram quatro meses para concluir e entregar a via aos usuários. O trabalho seguiu as exigências técnicas como aterramento, compactação de solo, obras de arte e de drenagens, instalação de defensas, mais o plantio de grama nas laterais dos 615 metros.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Cursos, Distritos, Educação, Empresas, Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Segurança, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo