Governo de Rondônia
05/12/2025

PALESTRAS

Último dia de oficinas da Idaron destaca transformação digital no campo e combate à clandestinidade de produtos de origem animal

30 de maio de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

Uma das oficinas abordou os riscos associados à produção e comercialização clandestina de produtos de origem animal

A programação técnica da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), na 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, encerrou nesta sexta-feira (30), com a realização de oficinas e atividades educativas no estande da Agência. O objetivo foi apresentar aos participantes os recursos tecnológicos disponíveis para o produtor rural, com ênfase na utilização do portal da Idaron como ferramenta de apoio à gestão da propriedade e à comunicação com a Agência.

Os temas abordados nas oficinas foram “Transformação digital no campo: facilitando o trabalho do produtor” e “Combate à clandestinidade na produção e comercialização de produtos de origem animal”.

Clóvis Pedro Capeli, produtor rural, classificou a oficina como esclarecedora

A oficina sobre transformação digital foi conduzida pela auditora-fiscal Maria do Socorro e pelo técnico fiscal Edson Justino. O estudante de Agronomia em Porto Velho, Guilherme Machado da Silva, destacou a importância da tecnologia no meio rural. “Aprendi a notificar a Idaron sobre doenças e utilizar os serviços disponíveis no site. A tecnologia facilita muito a vida do produtor”, afirmou.

Já o produtor rural Clóvis Pedro Capeli, também de Porto Velho, classificou a oficina como esclarecedora. “Descobri serviços e programas que eu nem imaginava que existiam. Agora, vou buscá-los para impulsionar minha produção”, declarou.

FISCALIZAÇÃO E CONSUMO

A segunda oficina do dia abordou os riscos associados à produção e comercialização clandestina de produtos de origem animal. O conteúdo foi apresentado pelo auditor-fiscal Bruno Porto, que ressaltou a importância da fiscalização e do consumo consciente.

Para Laiara dos Santos da Silva, engenheira florestal de Ji-Paraná, a oficina foi relevante por tratar de questões que impactam diretamente a saúde pública. “O tema é muito importante, principalmente ao alertar sobre os riscos à saúde ao consumir produtos sem inspeção”, observou.

Leuzenir de Oliveira Farias, engenheira florestal, reforçou a necessidade de atenção à procedência dos alimentos

A engenheira florestal Leuzenir de Oliveira Farias, do distrito de Rio Branco, em Campo Novo de Rondônia, também participou da oficina e reforçou a necessidade da população estar atenta à procedência dos alimentos. “Foi uma palestra esclarecedora, especialmente quanto à importância do serviço de inspeção e do consumo de produtos devidamente regularizados”, pontuou.

SANIDADE AGROPECUÁRIA

Ao longo da semana, a Idaron realizou diversas palestras com foco na sanidade agropecuária, reunindo técnicos, produtores e estudantes em um espaço de troca de conhecimentos e promoção de boas práticas no setor agropecuário de Rondônia.

Para o governador Marcos Rocha, a iniciativa da Idaron representa o compromisso do Estado em promover uma educação sanitária inclusiva, levando conhecimento tanto aos produtores rurais quanto aos estudantes, futuros profissionais que atenderão o homem do campo.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Toni Francis
Fotos: Toni Francis
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Capacitação, Ciência, Comunicação, Economia, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Ji-Paraná, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rondônia, Rondônia Rural Show Internacional 2025, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe