23/05/2024

FOMENTO

Turismo é tema de audiência pública na Assembleia Legislativa de Rondônia

17 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Júlio Olivar falou das ações da Superintendência e as possibilidades do setor

Abordar o turismo como vetor de desenvolvimento socioeconômico em Rondônia, traçando desafios, estratégias e oportunidades foi o objetivo da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), na manhã de quinta-feira (16).

A audiência proposta pelos deputados estaduais Lazinho da Fetagro e Dr. Neidson contou com a participação de representantes de entidades como a Superintendência Estadual de Turismo (Setur), a Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco da Amazônia (Basa) e Sindicato das Empresas de Turismo do Estado (Sindetur).

O superintendente de Turismo, Júlio Olivar, parabenizou a ALE/RO por propor o debate com o intuito de definir propostas, porém enfatizou que é importante também torná-las concretas, “criando planejamento estratégico com ações de médio e longo prazos sem perder a noção do varejo, como feiras, promoções triviais, treinamentos, dentre outras ações”, disse.

Para reforçar a discussão acerca do tema, o superintendente pontuou as problemáticas que se iniciam na capital. O principal dos “dilemas” sublinhados pelo superintendente é o orçamentário. Júlio esclareceu alguns questionamentos dos participantes quanto a atuação do Governo do Estado e destacou o grande potencial de Rondônia.

Falar em turismo é também falar em obras de infraestrutura, em investimento nas áreas de cultura e lazer, em economia, obras e ações estruturantes análogas ao turismo. O superintendente destaca, ainda, cases de sucesso como a feira Rondônia Rural Show, evento internacional que movimenta a economia e o turismo.

Ao final da audiência foram realizados encaminhamentos quanto a necessidade de promover uma reunião de trabalho com representantes do Poder Executivo Estadual, empresários do ramo de aviação, visando melhorias do terminal aeroportuário, além de expedir carta à Petrobrás para que os municípios de Cacoal e Vilhena voltem a realizar o abastecimento de aeronaves em seus aeroportos, bem como a promoção de reuniões entre a iniciativa privada e setor público, visando a capacitação de agentes de turismo, criação de Conselhos Municipais de Turismo, mapa turístico do estado e municípios e calendário cultural o estado.

Texto: Taciana Guzman
Fotos: R.Machado