Governo de Rondônia
28/04/2024

SALVANDO VIDAS

Trote solidário promove campanha de doação de sangue e medula óssea em faculdade da Capital

11 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia ( Fhemeron) realiza nesta quinta e sexta-feira (12 e 13) campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea na Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca), em Porto Velho, no período matutino. A iniciativa, que é resultado de parceria com a Federação Internacional de Acadêmicos de Medicina Associados (Fimsa) com o curso de medicina da faculdade, tem como meta abranger toda a comunidade acadêmica.

Para conscientizar os alunos, inclusive os calouros, a faculdade promoveu nessa terça-feira (10) o II Simpósio de Doação de Sangue e Medula Óssea: A Realidade em Rondônia. A especialista na área de imunologia do transplante pela Universidade Federal de São Paulo,  Georgia Daniela Marcusso Marques, proferiu palestra orientando sobre o tema.

A Fhemeron lembra que para quem precisa de transfusão sanguínea não há nada que substitua o sangue. Esses pacientes necessitam do gesto voluntário da doação de sangue para continuar vivendo. Para doar sangue, a pessoa precisa estar em boas condições de saúde. Ter idade entre 16 a 69 anos. Menores de idade precisam estar acompanhados pelo pai/mãe ou responsável legal. Ter dormido no mínimo seis horas na noite anterior, entre outros requisitos que são questionados no momento da triagem clínica. É essencial que a pessoa esteja com documento com fotografia emitido por órgão oficial.

Já quem aguarda o transplante de medula, vive numa corrida na busca pela chance de viver. A investigação por um doador compatível é realizada primeiramente na família, principalmente entre irmãos e primos, quando não encontra depende de uma pessoa voluntária. A chance de encontrar um candidato no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome) compatível com um paciente é uma a cada 100 mil inscritos. Para realizar o cadastro é preenchido um documento e retirado 5 ml de sangue para exames de histocompatibilidade. Pessoas de 18 a 54 anos, que não tenham aids ou câncer podem se inscrever.

Em Porto Velho, o Hemocentro fica ao lado do Hospital de Base. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h; e aos sábados das 8h às 12h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (69) 3216 2234 ou 0800 642 5744.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sofia Lampert
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Educação, Evento, Rondônia, Saúde, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo