23/04/2024

EDUCAÇÃO

Termo de Cooperação estimula ações de promoção ao civismo e turismo educativo com alunos da rede pública estadual da capital

06 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Alunos da Escola Major Guapindaia foram os primeiros a receberem o evento

Foi assinado na manhã desta quarta-feira (5) um Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc, Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Ministério da Defesa e o Exército Brasileiro 17ª Brigada de Infantaria e Selva para a promoção de palestras sobre cidadania e honra cívica, e a apresentação da Banda de Música nas escolas da rede pública estadual da capital, além do lançamento do projeto Turismo Educativo.

O evento aconteceu na Escola Major Guapindaia, Zona Norte de Porto Velho, já com a primeira participação da banda musical do Exército, para os alunos da instituição. “Estamos muito felizes com essa parceria que só trará mais organização das horas cívicas, uma proposta que parte da gestão do governador Marcos Rocha, que é transformar Rondônia em um estado ordeiro com cidadãos conscientes, que valorizam a terra em que vivem”, disse o secretário da Seduc, Suamy Vivecananda Lacerda.

Dois ônibus da Seduc e outros dois da 17ª Brigada serão cedidos para o transporte de estudantes até os memoriais Rondon e Jorge Teixeira, para que conheçam os pontos históricos culturais da cidade e divulguem os pontos turísticos da capital como fonte de conhecimento de parte da história de Rondônia. O Turismo Educativo deve acontecer a cada 15 dias, com diferentes turmas da rede pública do Estado.

O representante da 17ª Brigada, major Paixão, afirmou que a presença do Exército nas escolas deve resgatar o civismo e fazer a logística aos monumentos que remetem à história, além de reforçar o patriotismo no meio estudantil. A promoção do turismo partindo dos alunos, principalmente do Nível Médio, segundo o superintendente da Setur, Gilvan Pereira Júnior, é valioso instrumento para a criação do sentimento de pertencimento. “Temos que conhecer a nossa história, a nossa cultura, as nossas belezas naturais e patrimônios”.

O Termo de Cooperação lista as competências de todos os envolvidos e ainda para a Coordenadoria Regional de Educação. “É de responsabilidade da CRE exigir das unidades escolares a relação nominal de estudantes que participam do evento, o controle e acompanhamento pedagógico dos estudantes e um planejamento das atividades no plano de aula e/ou um roteiro de visita”.

Compete à Setur, além do estímulo ao turismo educativo já mencionado, acompanhar a execução das atividades propostas e ainda a disponibilização de um condutor de turismo que irá acompanhar as visitas e apresentar locais e pontos históricos.