Governo de Rondônia
17/07/2024

FEIRA AGROPECUÁRIA

Superintendência de Turismo de Rondônia alinha detalhes para participação na 2ª Portoagro

21 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Começa a contagem regressiva para a abertura da 2ª edição da Portoagro – Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho, que acontecerá de 24 a 25 de agosto, no Parque dos Tanques. A entrada será gratuita e a organização estima um público de aproximadamente 60 mil pessoas.

Superintendente de Turismo, Júlio Olivar, em reunião com os organizadores da Expoagro

Superintendente de Turismo, Júlio Olivar, em reunião com a comissão organizadora da Expoagro

O lançamento oficial da feira, com a apresentação da programação técnica e cultural, acontecerá na próxima segunda-feira (25), a partir das 19h, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Esplanada).

O superintendente de Turismo, Júlio Olivar, reuniu-se nessa quarta -feira (20) com o Conselho Organizador do evento para alinhar os últimos detalhes da participação da Setur, que atuará na promoção dos destinos consolidados e potenciais existentes em todo o estado.

Júlio Olivar destacou que o evento, que já faz parte do calendário de turismo, é uma grande oportunidade para apresentar as riquezas de Rondônia através do agronegócio, com enfoque para o turismo rural, modalidade que vem crescendo em todo o País e com grandes potenciais para expandir no interior do estado.

A Portoagro tem como objetivo movimentar toda a cadeia produtiva de Porto Velho, distritos e região, especialmente a agricultura familiar. Em todos os dias do evento serão promovidas rodadas de negócios, visitas e palestras técnicas, vitrines tecnológicas, instituições bancárias que já ofertam o plano safra 2016/2017 com a chancela da Portoagro, além da presença de expositores que atuam no setor do agronegócio com a comercialização de máquinas, implementos agrícolas e veículos.

Para este ano, a Comissão Organizadora da Portoagro traz algumas novidades com a realização de pré-eventos que visam movimentar o setor do agronegócio e também de serviços, turismo, setor hoteleiro e comércio em geral. Entre eles, a promoção do Festival Gastronômico, que tem a participação da Setur, com vistas a valorizar a culinária local com pratos à base dos pescados pirarucu e tambaqui.

A 2ª edição da Portoagro também vai contemplar os pequenos empreendedores que atuam no agronegócio – como o artesanato – ou outros setores com a disponibilização de espaços físicos para exposição e comercialização dos seus produtos, desta forma estimulando as vendas diretas e o comércio local.

O objetivo da Portoagro para este ano, em volume de negócios, é chegar aos R$ 250 milhões em financiamentos com os bancos públicos e privados para todo o setor do agronegócio; e movimentar R$ 20 milhões em vendas diretas.

INTERNACIONAL

Outra novidade é que a Portoagro terá também espaço para exposição e negociação internacional. Embaixadas de vários países que conhecem o potencial agrícola de Rondônia estão sendo convidadas, além de empreendedores dos países vizinhos. Um público potencial, que precisa comprar a produção de Rondônia e que também precisa vender produtos que podem ser adquiridos a preços bem mais vantajosos em função da estrada que atualmente liga Rondônia ao oceano Pacífico.

Caravanas com a logística de transporte para os produtores serão organizadas em conjunto com os parceiros para possibilitar que os pequenos tenham acesso às novidades tecnológicas e a capacitação que será oferecida durante a 2ª Portoagro.

Como entretenimento, a Funcultural organiza shows com artistas regionais para valorizar a ‘prata da casa’ e vai promover o rodeio profissional, garantia de lazer e diversão para todas as famílias.

A 2ª Portoagro é uma realização da Associação dos Proprietários Rurais de Rondônia (Aprro) e Associação Rural de Jacy-Paraná (Arjap). A feira conta com apoio do governo de Rondônia, Assembleia Legislativa, prefeitura de Porto Velho, Ceplac, Sebrae/RO, Fiero, Fecomércio-RO, Faperon, Senar, CNA, Basa, Banco do Povo, Sescoop/RO e Sicoob Norte.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Taciana Guzman
Fotos: Antônio Marcos
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo