FAMTOUR 2022

Setur inicia 4ª edição do Famtour para promover turismo em três municípios do Vale do Guaporé

11 de março de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Forte Príncipe da Beira -Costa Marques

Nesta edição do Famtour, o foco foi promover o turismo em municípios do Vale do Guaporé

Foi iniciado na última segunda-feira (7), a 4ª edição do Famtour, projeto de familiarização turística desenvolvido pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur), que integra agências, guias e operadores de turismo, influenciadores digitais e a imprensa para promover o setor do turismo em Rondônia.

A abertura oficial desta edição foi realizada em Jaru, em um hotel onde também oferece o serviço de consulado para os rondonienses e turistas de outros lugares do Brasil e do mundo. Estavam presentes o superintendente da Setur Gilvan Pereira, o vice-cônsul da Espanha no Brasil, com escritório em Jaru, Fernando Sanches, além de vereadores e representantes da Prefeitura de Jaru.

Após a abertura, a próxima parada foi o município de Costa Marques, onde conheceram o Real Forte Príncipe da Beira, localizado à margem direita do rio Guaporé.

Superintendente da Setur destacou importância do Famtour para o turismo regional

O roteiro segue viagem para mais dois municípios: São Francisco do Guaporé e São Miguel do Guaporé.

Gilvan Pereira, destaca que: “a ideia deste Famtour é fortalecer os pontos turísticos existentes nesta região. Aqui há todo um trabalho de governança em parceria com os municípios para garantir essa aproximação. O turismo aqui, agrega a força do agronegócio, além das empresas parceiras como hotéis e restaurantes”.

De acordo com a gestora de Promoção e Eventos da Setur, Gisele Louise, o Famtour não gera nenhum tipo de custo para o Governo de Rondônia, com relação às empresas parceiras, como os hotéis e restaurantes. “Todos os custos e gastos são feitos pelas empresas parceiras. Desde o transporte até a alimentação. A comissão e todos que participam não recebem nenhum tipo de valor custeado, como forma de pagamento ou cachê pelo Estado”.

DAS EDIÇÕES

A 1ª edição do Famtour aconteceu em 2020 e teve grande destaque entre a classe empresarial do segmento, como agências de viagem, restaurantes e hotéis. O roteiro passou por Nova União, Ouro Preto do Oeste e Cacoal. Além disso, os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da gastronomia da região e desfrutar de suas belezas naturais.

A 2ª edição, que foi no Polo Madeira-Mamoré que aconteceu em julho de 2021. O roteiro foi em Candeias do Jamari e Porto Velho.

A 3ª edição foi no Polo do Vale do Jamari, com os mesmos procedimentos técnicos das edições anteriores para a seleção dos participantes.

Sgunda parada foi em Costa Marques, onde conheceram o Real Forte Príncipe da Beira

Texto: João Antônio Alves
Fotos: Angelo Oliveira e Daiane Mendonça