01/05/2024

Sesdec realiza simulação da Operação Integrada Pela Vida: Trânsito Seguro

29 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O simulado contou com o desencarceramento da vítima e atendimento terrestre e aéreo

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania- Sesdec, junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia – CBMRO, Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTtran e Núcleo de Operações Aéreas – NOA, em ação integrada com o  Departamento Estadual de Trânsito – Detran/RO, Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, Polícia Rodoviária Federal – PRF, Prefeitura do Município mediante a participação da Secretaria Municipal de Trânsito – Semtran e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, realizaram uma simulação de acidente com vítimas, ação esta da “Operação Integrada pela Vida: Trânsito Seguro”.

A ação contou com a participação de vários órgãos da Segurança, trânsito e saúde

O secretário de Segurança, Felipe Bernardo Vital ressaltou a importância dessa integração entre as forças. “Essa operação é uma iniciativa que envolve várias agências relacionadas ao trânsito, saúde e segurança e mostra que o Estado está preparado para atuar nas mais diversas situações. O objetivo do simulado, também, foi sensibilizar a população em  relação à relevância dos cuidados que devem ser tomados no trânsito para evitar acidentes”, pontuou.

O responsável pela Gerência de Integração em Segurança Pública – Gisp, piloto do Núcleo de Operações Aéreas – NOA, Leandro Machado enfatizou a importância da ação. “Conseguimos também, além da preparação das equipes, demonstrar para a sociedade que Rondônia tem grupos especializados em serviços de resgate, atendimento pré-hospitalar com o Samu e aeromédico”, destacou.

SIMULADO

O simulado teve como foco, conscientizar o público sobre a importância da segurança no trânsito e os impactos dos acidentes, com o intuito de contribuir para uma mudança positiva no comportamento e redução de acidentes. O sinistro contou com resgate de vítimas por meio aéreo e terrestre, e acionamento de socorro via totem. A população presente no Espaço Alternativo, onde foi realizada a simulação, acompanhou toda a ação.

Texto: Gerlen Oliveira
Fotos: Gerlen Oliveira

Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Sociedade, Trânsito