Governo de Rondônia
27/04/2024

CAPACITAÇÃO

Servidores recebem treinamento de Inventário do Patrimônio Público

17 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Evento foi direcionado aos chefes de setores de patrimônio das unidades gestoras da administração direta e indireta do poder público estadual

Em um cenário onde a transparência e a eficiência na administração pública são cada vez mais exigidas, a gestão patrimonial se torna um elemento fundamental para garantir o bom uso dos recursos e o controle adequado dos bens públicos. Nesse contexto, o Governo de Rondônia realizou nesta segunda-feira (16) em Porto Velho, um treinamento do inventário do patrimônio público. A capacitação ocorreu no Teatro Guaporé em Porto Velho.

O Governador do Estado, Marcos Rocha, enfatizou que a gestão patrimonial é um pilar fundamental para uma administração pública responsável e eficiente. “Ao valorizar o treinamento do inventário do patrimônio público, estamos promovendo uma cultura de transparência, responsabilidade e zelo pelo patrimônio que é de todos”, ressaltou.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária – Sepat, David Inácio,  para que o inventário seja realizado de forma eficiente, é imprescindível que os responsáveis pela gestão patrimonial sejam devidamente treinados. “O conhecimento técnico sobre as normas e procedimentos relacionados ao inventário é essencial para evitar erros. O inventário do patrimônio público consiste no levantamento e registro de todos os bens e ativos pertencentes a uma entidade pública, sejam eles imóveis, veículos, equipamentos ou qualquer outro tipo de bem tangível ou intangível”, explicou.

David Inácio destacou que o evento foi direcionado aos chefes de setores de patrimônio das unidades gestoras da administração direta e indireta do poder público estadual, além dos membros de comissões de inventários de gestão patrimonial. “Esse processo permite conhecer e monitorar o patrimônio, garantindo sua preservação, atualização e utilização adequada”, afirmou.

Auditor do TCE/RO, José Fernando Domiciano explicou o papel das comissões inventariantes

O superintendente Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação, Delner Freire, destacou o trabalho realizado nos últimos quatro anos para modernização e eficiência do Estado e ressaltou o módulo de inventário de bens móveis, que recentemente foi habilitado no sistema e-Estado.

O contador-geral do Estado, Jurandir Claudio Dadda, também destacou a importância do treinamento para capacitar os servidores que trabalham com gestão patrimonial. O conhecimento técnico sobre as normas e procedimentos relacionados ao inventário é essencial para evitar erros ao realizar o inventário anual de bens públicos.

A coordenadora de Patrimônio Mobiliário, Joicilene Lima, falou sobre a importância do treinamento do inventário do patrimônio público para capacitar os gestores e membros de comissões a identificar e classificar corretamente os bens, a utilizar as ferramentas e sistemas adequados para o registro e controle, além de fornecer orientações sobre as melhores práticas de gestão. Dessa forma, conforme a coordenadora, é possível garantir a confiabilidade das informações, facilitar a tomada de decisões e promover a transparência na administração pública.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano/Ivi Fideles
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Economia, Evento, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo