Governo de Rondônia
28/04/2024

FORMAÇÃO

Servidores recebem capacitação no curso de vistoria veicular

22 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Os servidores participaram de inspeção de veículos e reconheceram as características de veículos adulterados 

O curso de capacitação dos servidores na área de vistoria veicular e atualização da legislação foi  concluído nesta quinta-feira (21), com a participação de 30 funcionários de Porto Velho e 70 do interior. Participaram também da formação, servidores da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária – Sepat. A capacitação aconteceu no auditório do Instituto Federal de Rondônia – Ifro, em Porto Velho.

O diretor Técnico de Veículos – DTV, Tiago Costa explicou que, o curso capacitou os servidores para identificarem as características originais dos veículos e verificar se há alguma fraude ou adulteração ilegal nas informações, com abordagem dos aspectos específicos da vistoria, de acordo com a categoria de cada veículo, oferecendo um conhecimento amplo das questões relacionadas à área. Os participantes também aprenderam sobre as normas legais que regem as alterações e remarcações de veículos, seguindo a legislação, os decretos, as portarias e o regimento interno do Detran.

Tiago Costa destacou que, o serviço de vistoria em veículos automotores é realizado simultaneamente com as empresas credenciadas de vistoria eletrônica na maioria dos Postos de Atendimento do Detran/RO, e pelas unidades da Autarquia, onde não existe empresas terceirizadas habilitadas. “Portanto, é imprescindível a capacitação e atualização dos servidores que trabalham nesta área, assim oferecemos a nossos usuários um serviço com maior segurança e qualidade”, ressaltou.

O CURSO

O Curso de Vistoria de Identificação Veicular é composto por 20h/a teóricas e 4h/a práticas, nas quais os alunos são capacitados quanto à padronização do serviço de vistoria veicular, a fim de que as mesmas exigências e procedimentos sejam utilizadas em todos os postos de atendimento.

AULA PRÁTICA

Na manhã da quinta-feira (21), os servidores participaram da aula prática no Pátio 1 de Porto Velho, localizado na Avenida Rio Madeira, nº 6112, Bairro Nova Esperança, onde participaram de inspeção de veículos, e também reconheceram as características de veículos adulterados,  identificando casos suspeitos, tais como  chassi adulterado, número de motor, entre outras características.

Um dos formadores do curso, João Rosa, que está deste 2015 na função, destacou que o aperfeiçoamento vem com a prática do serviço. “O conhecimento teórico é importante, no entanto, cada Ciretran tem suas especificidade de público, por isso é tão importante a padronização dos serviços, a fim de que as mesmas exigências e procedimentos sejam utilizadas em todos os postos de atendimento, o que garante segurança aos nossos usuários”, considerou João Rosa.

Alunos na identificação das características originais dos veículos

A servidora da Circunscrição de Trânsito – Ciretran do Vale do Anari, Maiany Samara Ribeiro Ferreira avaliou o curso como um investimento da Autarquia, aperfeiçoando conhecimento dos servidores e consequentemente, dando qualidade aos serviços oferecidos à população. “Além do profissionalismo, aprendemos para a vida”,  salientou.

O diretor-geral do Detran/RO, Leó Moraes explicou que, o curso de Vistoria de Identificação Veicular foi organizado pela Diretoria Técnica de Veículos – DTV, Diretoria de Gestão de Pessoas – DIGP e pelo Núcleo de Ciretrans e Postos Avançados – Nucirpav . “A capacitação de servidores cumpre o que determina o Regimento Interno do Detran-RO, propiciando o aperfeiçoamento e treinamento aos servidores, reduzindo custos mediante o aproveitamento de mão de obra interna e oferecendo qualidade na prestação de serviços aos seus usuários e à sociedade”, finalizou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: Jarlana Davy e Ruymar Pereira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Direitos, Economia, Educação, Evento, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Legislação, Meio Ambiente, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo