Governo de Rondônia
23/04/2024

EVENTO OUVIDORIA

Servidores participam do 4º Encontro de Ouvidores e Interlocutores de Rondônia e discutem metas para este ano

10 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

No encontro participaram servidores e interlocutores de vários órgãos do Estado

O Encontro de Ouvidores e interlocutores do Estado de Rondônia acontece uma vez por mês e busca fortalecer os laços entre as ouvidorias e o Governo, para melhorar o atendimento ao cidadão. A ouvidoria é uma ferramenta de grande importância para os órgãos públicos,  funciona como um canal entre o cidadão e o respectivo órgão, levando as sugestões, elogios, denúncias, solicitações de informação e reclamações até o gestor público. No 4º encontro o ouvidor geral do Estado, coronel BM Silvio Luiz Rodrigues da Silva, apresentou as metas a serem cumpridas neste ano, entre elas a implantação de um novo sistema.

“Nós estamos implantando o sistema (e-Ouv) do Governo Federal, já assinamos com o Ministro Sérgio Moro no dia 16. A Diretoria Executiva de Tecnologia, Informação e Comunicação (Detic) já está montando o programa e logo os servidores e a população terão acesso ao e-Ouv.

A ferramenta vai funcionar de forma digital, qualquer pessoa poderá ter acesso. Segundo Silvio Luiz, o sistema já existe há alguns anos e está presente em cerca de 327 municípios do país. O e-ouv funciona como uma rede online, onde qualquer órgão ou entidade pública pode instituir os canais de ouvidoria. “Além da implantação desse sistema, temos ainda a intenção de criar a lei da ouvidoria, expandir a rede de ouvidoria para todo o Estado de Rondônia, e tornar ela cada vez mais acessível à população”.

Solange Batista afirma ser necessário a preparação para atender ao público

Hoje o governo trabalha com uma estimativa média de 8 mil manifestações entre pedidos de procedimentos, denúncias e reclamações que chegam até o governo anualmente. Solange Batista atua na ouvidoria da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, e explica que o encontro é para discutir estratégias, traçar metas e capacitar os servidores.

Ela relata que já teve que lidar com todo tipo de comportamento, e as capacitações lhe auxiliaram no bom atendimento.

“Ser ouvidor é um desafio, já que nós trabalhamos diretamente com diferentes tipos de pessoas. Recentemente atendi uma moça que estava visivelmente irritada e nervosa, onde tive que acalma-la, passar as orientações e pedir que ela retornasse depois. No dia seguinte ela retornou, pediu desculpas e acabou falando que enfrentava uma grave depressão. O meu papel foi ouvir ela e passar todas as informações de forma compreensiva a todo o momento” finalizou a servidora.

 

 

Leia mais:

  Ouvidoria Geral do Estado capacita profissionais para melhor atender ao cidadão

  Atendimento à população deve ser qualificado pela Ouvidoria Geral do Estado

 Ouvidoria geral do Estado busca estreitar laços com Tribunal de justiça de Rondônia

 Ouvidoria da Secretaria Estadual de Educação entrega relatório de fevereiro


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Anayr Celina
Fotos: Frank
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo