Governo de Rondônia
25/04/2024

PROTEÇÃO

Servidores participam de atividades físicas no Espaço Alternativo como estímulo a proteção da saúde

29 de abril de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Os servidores participaram de atividades físicas e exames de saúde.

Uma tarde especial com atividades físicas e exames de saúde marcou o projeto Servidor em Movimento realizado no Espaço Alternativo de Porto Velho neste sábado. A iniciativa, desenvolvido pelo Núcleo de Proteção à Saúde do Servidor – NPSS da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas – Segep, fez alusão ao “Abril Verde”, mês de conscientização de gestores e servidores sobre a segurança no ambiente de trabalho.

De acordo com o chefe do Núcleo de Proteção à Saúde do Servidor – NPSS, Álvaro Moraes do Amaral, o projeto surgiu da identificação pela Segep da necessidade da realização atividade física por parte dos servidores.”No mês de março nós fizemos o monitoramento da saúde dos servidores e percebemos que da faixa dos  40 a 65 anos estão  muito sedentários, com pressão alta, e com o Índice de Massa Corporal – IMC e glicemia alto,  então pensamos nessa ação para movimentar o corpo e ajudar os servidores a melhorarem a qualidade de vida”, explica.

Servidor em Movimento estimula cuidado com saúde

Para a assessora jurídica da Segep, Gabriela Santos, a iniciativa foi bem avaliada pelos servidores. “Servidor em Movimento” é uma iniciativa importante, pois beneficia a nossa saúde”, afirmou.
A assessora de gabinete da Segep, Anna Polliana Oliveira, que representou o titular da pasta disse, “nós já temos na Segep o estímulo a se exercitar com ginástica laboral, mas essa ideia de trazer o servidor para fora do Palácio Rio Madeira para relaxar, cuidar da saúde, reforça a preocupação do governo de que os servidores possam envelhecer com saúde”, ressaltou.
Ela ainda destacou que esse é um projeto piloto, inicialmente, abrangendo os servidores da Segep, mas a intenção é contemplar gradativamente as demais secretarias do Governo de Rondônia. O governador Marcos Rocha é um defensor das boas práticas e valorização dos servidores.”O Governo de Rondônia busca dar aos servidores  condições adequadas e dignidade para exercer suas atividades, para assim atender a população da melhor forma possível, com prestação de serviços de qualidade”, salientou.
QUALIDADE DE VIDA
A Segep e parceiros proporcionaram aos servidores da pasta e também ao público presente no Espaço Alternativo diversas atividades como aferição da pressão e glicemia, orientações da maneira correta de como fazer exercícios e caminhada.
“Ações como essa nos motiva a exercitar, é muito bom para a saúde, sempre pratiquei esporte, especialmente, o futebol, vôlei, basquete, mas nos últimos anos parei mais de me exercitar, mas quero voltar “, disse o representante comercial, Marco Antônio Dias, que aferiu a pressão.

Os servidores também receberam atendimentos de saúde.

A assistente social  Ana Cleópatra da Silva, já adotou a caminhada no Espaço Alternativo como estilo de vida, e aproveitou a ação “Servidor em  Movimento” para verificar como  está a saúde.” É importante não só para o servidor, mas como para todo cidadão praticar uma atividade física, buscar a sua qualidade de vida, e ter uma equipe dessa para checar como está a saúde é muito bom”, finalizou.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Esporte, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Lazer, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo