Governo de Rondônia
19/04/2024

Servidores do Estado aderem à campanha de doação de sangue

16 de janeiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Pelo menos 60 servidores do Estado se cadastraram como doadores voluntários na última quarta-feira (15), aderindo à campanha de doação de sangue, realizada nesta semana nas dependências do Palácio Rio Madeira (PRM). A ação é uma parceria da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), juntamente com a Superintendência de Gestão de Suprimentos, Logística e Gastos Públicos Essenciais (Sugespe).

Pelo menos 60 servidores do Estado se cadastraram como doadores voluntários na última quarta-feira (15), aderindo à campanha de doação de sangue, realizada nesta semana nas dependências do Palácio Rio Madeira (PRM). A ação é uma parceria da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), juntamente com a Superintendência de Gestão de Suprimentos, Logística e Gastos Públicos Essenciais (Sugespe). Outras secretarias e superintendências também participaram da doação de sangue. Em seis horas foram coletadas 36 bolsas de sangue para repor e manter abastecidos os estoques do Banco de Sangue da Capital.

Imagem 01

 

A campanha que começou com uma visitação aos órgãos do PRM, levando a abordagem do tema e esclarecimento de dúvidas aos possíveis doadores.   “Uma campanha como essa, realizada em um órgão do governo é muito importante. Em primeiro lugar a conscientização e a solidariedade com o próximo, além do legado positivo que fica. O Informe da ação entre os doadores e seus familiares resulta muitas vezes em novos voluntários, como explicou o médico da Fhemeron Patrick Castro Alves, que acompanhou todo o processo.

 

 

Imagem 02

 

A servidora do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Maysa Dias,  foi a primeira da lista a fazer a doação que já acontece há dez anos, desde quando  morava no município de Londrina, no Paraná. “Sinto-me útil sabendo que estou colaborando  com o meu sangue para as pessoas que necessitam”, declara.

 

 

 

 

Imagem 03

 

A servidora Ronisia Lenzi, da Secretaria de Educação (Seduc),  afirma que sempre teve vontade de ser doadora, mas estava acomodada, sempre esperando para o dia seguinte. Ela aproveitou o momento e não pensou duas vezes.  “Agora, já mais tranqüila, valeu a pena”, destaca.

Compartilhe o bem, doe sangue!

Para doar sangue, a pessoa deve estar com boa saúde, ter idade entre 18 e 65 anos, pesar acima de 50 quilos e não ter tido hepatite após os 10 anos e nem doença de Chagas. O candidato também não pode ter se submetido a exames de endoscopia ou broncoscopia, nem ter feito tatuagem nos últimos 12 meses. O prazo mínimo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres.

Imagem 04

 

As pessoas interessadas em fazer parte do quadro de doadores de sangue em Porto Velho, podem procurar o Serviço Social da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron). O cadastro é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30m às 18h, e aos sábados das 8h às 12h. A fundação fica localizada na  Rua Benedito de Souza Brito, s/nº – Setor Industrial  – ao lado do Hospital de Base.  Para mais informações basta entrar em contato no 0800 642 5744 ou (69) 3216-2234 / 5745.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo