Governo de Rondônia
29/03/2024

ATUALIZAÇÃO

Servidores do Detran participam de curso de direção defensiva, em Ariquemes

05 de agosto de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Servidores têm contato com técnicas atualizadas de Prevenção e Segurança, e serão multiplicadores de boas práticas no trânsito

Para capacitar os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e oportunizar aos profissionais o desenvolvimento de habilidades e competências na condução segura do veículo, bem como aprimorar os conhecimentos que serão levados à sociedade por meio de atividades educativas em todo Estado, o Governo de Rondônia, por intermédio do Detran, promove o curso teórico e prático de direção defensiva, em Ariquemes.

A capacitação realizada pela Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet), em parceria com a Coordenadoria de Qualidade (Cquali), iniciou na segunda-feira (2) e vai até a próxima sexta-feira (6). O treinamento está dividido em quatro horas de aulas teóricas, e quatro horas de aulas práticas. Nas aulas práticas, os servidores utilizam a pista de direção defensiva com múltiplos obstáculos para desenvolver habilidade do condutor no controle do veículo e prevenção de acidentes no trânsito.

Os participantes têm contato com técnicas atualizadas de Prevenção e Segurança, e serão multiplicadores de boas práticas no trânsito, e ao final, vão receber certificado.

O instrutor, Isaque Barbosa, lembra que a direção defensiva começa antes do condutor sair de casa, vistoriando o veículo, fazendo o check list dos itens de segurança. “A direção defensiva trabalha com antecipação. O condutor deve conhecer seus limites e do veículo. Não abusar da velocidade já colabora  para que acidentes não ocorram”, destaca.

Barbosa ressaltou ainda que a direção defensiva é aplicável aos condutores de todos os tipos de veículos, incluindo ciclistas, uma vez que eles também estão sujeitos as regras de trânsito.

A capacitação de direção defensiva será estendida aos servidores do Detran de outros municípios. Em Vilhena acontece de 16 a 20 de agosto e em Jaru, de 30 de agosto a 3 de setembro.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano e Jarlana Davy
Fotos: Alex Taborda
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cursos, Governo, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo