28/04/2024

CAPACITAÇÃO

Servidores do DER recebem capacitação para utilização de extintores de incêndios

05 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A proposta da aula prática é ser uma medida preventiva; para cada situação, existe um extintor específico

Os servidores da 5ª Residência Regional do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) de Rolim de Moura, participaram nesta terça-feira (5), de uma aula prática sobre a utilização de extintores, ministrada pelo 6º Grupamento de Bombeiros Militar do município. A aula foi solicitada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e pela Gerência de Segurança do Trabalho (GST) do DER.

De acordo com o 2º sargento do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO), Jonas de Oliveira Batista, a aula prática é essencial para que o servidor possa combater o princípio de incêndio efetivamente. “O uso adequado do extintor impede a propagação do fogo, evitando que se torne um incêndio de grande proporção. A proposta dessa aula é ser uma medida preventiva; para cada situação, existe um extintor específico. Também é essencial saber manuseá-los corretamente para prevenir danos maiores. Hoje, simulamos incêndios em madeira e líquido, que foram extinguidos com sucesso pelos participantes”, explicou.

Servidores aprenderam a manusear extintores

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a segurança dos colaboradores e do patrimônio é uma das principais preocupações do Governo de Rondônia. “Os servidores estão sendo capacitados para lidar com eventuais situações de emergência, e diversas medidas preventivas, como treinamentos e melhorias nas estruturas dos órgãos públicos”, ressaltou.

Segundo o servidor do DER, Juliano Júnior Monteiro, participar da aula foi  gratificante. “Compreender a utilização dos extintores é fundamental, temos o equipamento aqui na residência ou no veículo, mas não sabíamos como manuseá-lo corretamente”, afirmou.

Conforme o  chefe da 5ª regional do DER, Nilson Oliveira os treinamentos e capacitações são valiosos não apenas no ambiente de trabalho, mas também na vida privada, em casa, tornando-se fundamentais para a sobrevivência de quem precisa de ajuda.

A aula também contou com a participação do 1° BM sargento Everton Araújo Macedo, soldado BM, Ermesson Luis Passos de Souza e soldado BM, Ana Michele Taborga dos Santos.

TIPOS DE EXTINTORES

– Extintor com água pressurizada: indicado para incêndios de classe A (madeira, papel, tecido e materiais sólidos em geral). A água atua por resfriamento e abafamento, dependendo da forma como é aplicada.

– Extintor com pó químico seco: recomendado para incêndios de classe B (líquidos inflamáveis), atuando por abafamento. Também pode ser utilizado em incêndios de classes A e C.

– Extintor com gás carbônico: Adequado para incêndios de classe C (equipamentos elétricos energizados), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser empregado igualmente em incêndios de classes A e B.

– Extintor com pó químico especial: indicado para incêndios de classe D (metais inflamáveis), agindo por abafamento.

Texto: Ricardo Barros
Fotos: Ricardo Barros

Capacitação, Cursos, Governo, Governo Fez e Faz, Região Zona da Mata, Rolim de Moura