Governo de Rondônia
27/04/2024

EDUCAÇÃO

Servidores de Rondônia são capacitados para ações educativas de trânsito

01 de dezembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O treinamento presencial contou com a participação de 126 servidores do Detran/RO de Porto Velho

Com a participação de 495 servidores, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO) realizou o treinamento de voluntários para execução das Atividades Educativas de Trânsito (AET). A ação acontece em duas etapas,  com instruções teóricas e práticas.

Executado pela Escola Pública de Trânsito (EPT), o treinamento contou com a participação de servidores dos municípios, que realizaram a capacitação de forma online, no dia 23, e servidores de Porto Velho, que participaram presencialmente da capacitação, no auditório de uma instituição de ensino superior, na quinta-feira (30). 

O diretor-geral do Detran/RO, Léo Moraes explicou que, as atividades educativas estão em conformidade com o Artigo 74 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que define a Educação para o Trânsito como direito de todos, e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito. 

A vice-diretora da EPT, Juliana Jochims destacou que, o objetivo das Ações Educativas de Trânsito é formar voluntários que tenham atitudes e saberes práticos sobre como educar a sociedade para um trânsito mais seguro.  “Essas ações envolvem atividades como pit stop; blitz educativa; intervenções em vias; ações sociais e especiais; além do Projeto Motorista Camarada, que orienta frequentadores de bares e festas a não misturarem bebida e direção”, salientou. 

Orientações sobre segurança com base no CTB foram prestadas aos servidores

Os voluntários receberam orientações com base no Código de Trânsito Brasileiro sobre transporte seguro de crianças, uso de equipamentos de segurança para motoristas e motociclistas, e conduta cordial, que os servidores devem ter numa abordagem, e foram submetidos a uma avaliação sobre o CTB.

A Resolução nº 1.000 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece a mensagem, temas e cronograma das campanhas educativas de trânsito a serem realizadas de janeiro a dezembro de 2024, e que tem como mensagem “Paz no trânsito começa por você”, também foi destacada na capacitação.

“O treinamento prático da AET, com data ainda não definida, será em forma de blitz  e ação popular, com atendimento ao público”, salientou Juliana Jochims.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: Jarlana Davy
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cidadania, Direitos, Economia, Edital, Educação, Evento, Fiscalização, Governo, Infraestrutura, Justiça, Legislação, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo