Governo de Rondônia
28/04/2024

OUTUBRO ROSA

Servidoras do Governo participam de evento sobre cuidados com a saúde e a qualidade de vida no trabalho

25 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

As mulheres que participaram do “Outubro Rosa” aprenderam a fazer o autoexame de mamas

Servidoras do Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia e de diversas secretarias do Governo de Rondônia participaram do evento “Outubro Rosa”, um momento de reflexão sobre a importância da saúde da mulher e a qualidade de vida no trabalho. O encontro ocorreu na segunda-feira (23), no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho.  

“Outubro Rosa” foi organizado pela Diretoria de Gestão de Pessoas – DGP do Detran/RO, com o objetivo de incentivar a prevenção e o cuidado com as doenças, facilitando o acesso ao diagnóstico e tratamento, por meio de palestras e ações que estimulam o autocuidado.

A assessora de Auditoria do Detran Rondônia, Elaine Bianchi foi uma das mulheres que compartilhou a própria experiência ao ser diagnosticada com câncer de mama.

A servidora, que é mãe de dois filhos, de 10 e 12 anos, descobriu um nódulo no seio através do autoexame. Ela procurou um médico e confirmou o diagnóstico de câncer de mama. Há dois anos curada, Elaine conta que, o diagnóstico precoce foi fundamental para vencer a doença. “Hoje faço acompanhamento de seis em seis meses, e ter a oportunidade de compartilhar minha experiência em um evento, organizado pelo local onde trabalho é extremamente importante. A mulher precisa se conhecer, conhecer seu corpo e se amar, cuidando da sua saúde”, disse.

O evento contou com testes rápidos de hepatite B e C, HIV, sífilis e glicemia

A pedagoga Deuza Alves do Nascimento, que também é servidora do Detran, ressaltou que o mês de outubro, voltado para o cuidado da mulher quanto à prevenção do câncer de mama, é uma oportunidade para que as mulheres tem de poder cuidar da saúde. “As palestras focaram na importância do amor próprio e valorização da mulher”, declarou.

Para a agente administrativo da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas – Segep, Fátima Andrade o evento traz esclarecimentos ao público feminino. “A gente tem que se amar e ter tempo de qualidade para cuidar da nossa saúde. É fundamental para sermos também mais produtivas no trabalho ou em qualquer outra área da vida”, avaliou.

TESTES RÁPIDOS

Além das palestras, foram sorteados brindes entre as participantes e ofertados serviços como testes rápidos de hepatite B e C, HIV e sífilis, glicemia, aula de maquiagem, aferição de pressão, massagens relaxantes, aulas e dicas de maquiagem e SPA facial. 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: Jarlana Davy
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Cerimônia, Cidadania, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Saúde, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo