21/05/2024

Pesquisa Científica

Servidora da Sedam participa de reunião científica nos Estados Unidos

27 de março de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

A servidora Deise Nunes Furlan, Analista Ambiental/Bióloga da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), participou de uma reunião científica em Annapolis – MD – Estados Unidos, entre os dias 12 e 14 de março de 2018. Na reunião foram apresentados os resultados de um projeto científico encabeçado pela Professora Jill Caviglia-Harris, da Universidade de Salisbury (EUA), que visa entender os impactos do Código Florestal sobre o uso da terra e os sistemas hidrológicos no estado de Rondônia.

O estudo foi financiado pelo National Socio-Environmental Synthesis Center (SESYNC), programa integrado de pesquisa colaborativa e individual focado em problemas críticos em ciências socioambientais. Tem parceria com a Universidade de Maryland (EUA) que conta com recursos da National Science Foundation, para financiar estudos que utilizam uma perspectiva científica interdisciplinar para identificar soluções para os mais complexos problemas ambientais da atualidade.

Estudos interdisciplinares que contam com a participação de Universidades e Técnicos são fundamentais para que possamos aproximar conhecimento científico e técnico no contexto de aplicação das leis ambientais. Precisamos estreitar parcerias com as Universidades para que possamos ter conhecimento dos impactos da aplicação da legislação ambiental na conservação, preservação e recuperação do meio ambiente. Foi uma oportunidade única ir aos Estados Unidos, contribuir com um grupo de pesquisadores tão empenhados e falar da aplicação do Código Florestal em Rondônia, especialmente quanto ao CAR (Cadastro Ambiental Rural) e o PRA (Programa de Regularização Ambiental). Agradeço ao Coordenador do CAR na Sedam -Sr. Arquimedes Erneto Longo e ao Secretário de Desenvolvimento Ambiental -Vilson de Salles Machado pela oportunidade”, declarou a servidora.

Texto: Lívia Balbino Guimarães