Governo de Rondônia
19/04/2024

VILHENA

Seminário discute políticas públicas para florestas plantadas

08 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Entre as abordagens, o combate ao desmatamento e a rentabilidade com o plantio de florestas para utilização de madeiras

Sierra Exif JPEG

O 2º Seminário Plantar Árvores em Rondônia é Bom Negócio começará hoje (08) à noite e segue até amanhã, em Vilhena. O evento será realizado no auditório da Faculdade Avec, localizada na Avenida Liliana Gonzaga, 1265, Bairro Nova Vilhena. A solenidade contará com a presença do governador Confúcio Moura, autoridades, empresários e a comunidade em geral.

O Seminário tem o objetivo de atingir os envolvidos no setor madeireiro, desde proprietários de madeireiras a estudantes de engenharia florestal e agronomia. A finalidade da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) é apresentar o que o Estado está desenvolvendo para combater o desmatamento e quais serão os próximos passos.

Hoje à noite haverá a abertura oficial do Seminário e apresentações culturais e dos resultados alcançados desde o 1º Seminário de Florestas Plantadas. Amanhã haverá discussões sobre políticas públicas para florestas plantadas; geração de energia a partir de biomassa; o Sistema REDD como ferramenta para sustentabilidade das florestas plantadas; exemplos de sucesso de cadeias produtivas dos produtos florestais no Estado; entre outros assuntos.

Segundo o engenheiro florestal da Sedam Edgar Menezes, o Estado está focado na preservação ambiental, avançando economicamente no setor através de políticas públicas de regularização e de parcerias com alguns bancos. Ele diz ainda que a meta é aumentar em 75% as áreas de florestas plantadas, dentro de três anos.

Dentre as principais funções das florestas plantadas estão a diminuição da pressão sobre florestas nativas; reaproveitamento de terras degradadas pela agricultura; sequestro de carbono; proteção de carbono; ciclos de rotação mais curtos em relação aos países com clima temperado; e maior homogeneidade dos produtos, facilitando a adequação de máquinas na indústria.

Anexo: Convite-para-Seminário.jpg Download

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Amabile Casarin
Fotos: ciflorestas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Indústria, Meio Ambiente, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo