HOMENAGEM

Selo comemorativo ao centenário de Jorge Teixeira recebe carimbo personalizado, em cerimônia no Palácio do Governo

10 de agosto de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Governador Marcos Rocha foi o primeiro a realizar o ato de obliteração do selo comemorativo ao centenário do coronel Jorge Teixeira

A cerimônia de obliteração do selo comemorativo ao centenário do coronel Jorge Teixeira de Oliveira foi realizada nesta terça-feira (11), no Palácio Rio Madeira, sede do Governo de Rondônia. Desta forma, os Correios preparam selos postais e carimbo personalizados que fazem referência aquele que foi último governador do Território Federal de Rondônia e o primeiro do Estado.

O coronel Jorge Teixeira nasceu em 1º de junho de 1921 e foi responsável pela missão de transformar o Território em Estado. Para o governador Marcos Rocha, é importante manter viva a memória desta personalidade que foi tão importante para Rondônia e, mesmo após sua morte, continua querido pela população por sua trajetória marcada por muito trabalho.

Legado do coronel Jorge Teixeira foi destacado durante a cerimônia de obliteração do selo comemorativo

Marcos Rocha ainda lembrou a recente inauguração da ponte de concreto sobre o rio Jamari, localizada na BR-421, em Ariquemes, que substituiu a ponte feita na época do coronel Jorge Teixeira. No local, o governador refletiu sobre o quanto a velha estrutura teve um significado especial, assim como agora tem a obra moderna. E ressaltou que essa e só uma das muitas obras espalhadas pelo Estado, herança da gestão do primeiro governador.

‘‘O coronel Jorge Teixeira desenvolveu ações importantes para o Estado de Rondônia e para o Exército Brasileiro. Tem uma história com muitos desafios e também com muitos acertos. Vamos seguir firmes transformando o nosso Estado, mantendo o legado de trabalho, respeito e honra deixados por ele para nós, fazendo melhorias necessárias para este Estado tão forte que a gente ama’’, disse.

Além do governador, participaram do ato de obliteração, o superintendente estadual da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Odon Alves Neto, o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf. Sl), o general de Brigada Jorge Augusto Ribeiro Cacho, a historiadora Yêdda Pinheiro Borzacov e o secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM Valdemir Carlos de Góes.

PERSONALIZADO

O selo personalizado é composto pela imagem de fundo do Forte Príncipe da Beira, tem a figura central do coronel Jorge Teixeira e a grafia dos 100 anos de nascimento. ‘‘Os Correios emitem selos personalizados, carimbos comemorativos homenageando instituições, eventos, fatos e personalidades marcantes, e é uma honra para os Correios participar deste momento singular que é a homenagem do centenário do nascimento do governador Jorge Teixeira. Ele deixou sua marca registrada na história de Rondônia’’, considerou o superintendente da ECT, Odon Alves Neto.

O selo é composto pela imagem de fundo do Forte Príncipe da Beira, tem a figura central do coronel Jorge Teixeira e a grafia dos 100 anos de nascimento

Para a historiadora Yêdda Borzacov, o coronel Jorge Teixeira foi um grande líder que abriu caminhos para o desenvolvimento. ‘‘Em nome de todos os servidores que trabalhavam com amor e carinho com o coronel Jorge Teixeira agradecemos profundamente por esta homenagem’’.

O comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva destacou que, como militar, o coronel Jorge Teixeira também deixou uma grande contribuição. ‘‘O lançamento do selo comemorativo ficará para a história, vamos guardar esse selo no nosso salão de honra na Brigada. Tenho certeza que o propósito de melhorar o Estado cada vez mais que ele tinha, permanece em cada um de nós. Temos o compromisso de contribuir para o engrandecimento de Rondônia’’.

Confira galeria de imagens

Texto: Vanessa Moura