Governo de Rondônia
19/04/2024

CAPACITAÇÃO

Sejus realiza formatura do III Curso de Intervenção em Ambiente Prisional

05 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Evento foi realizado no Centro de Treinamento da Polícia Penal Thiago Alfaia dos Santos

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, realizou no sábado (3), o encerramento do III Curso de Intervenção em Ambiente Prisional – Ciap. O evento foi realizado no Centro de Treinamento da Polícia Penal Thiago Alfaia dos Santos e na ocasião foram formados 22 novos interventores da área policial, sendo um policial rodoviário federal, um policial penal federal e 20 policiais penais do Estado.

Promovido pela Escola Estadual de Serviços Penais – Esep, o objetivo do III Ciap é promover atividades de intervenção e desenvolver  habilidades de contenção nas unidades prisionais; e possíveis adversidades nas rotinas de escoltas. O curso foi lecionado por instrutores do quadro efetivo da Sejus e convidados de forças coirmãs. A carga horária de 176 horas foi ministrada em regime de internato, com atividades teóricas e práticas e avaliações individuais e em grupo.

O governador do Estado, Marcos Rocha parabenizou os formandos e ressaltou que, “além do aprendizado técnico e operacional, fundamentais para um melhor desempenho dos profissionais da área de Segurança, os formandos reforçam a importância do trabalho em equipe, da motivação ao irmão de farda e superação”, enfatizou.

Policiais penais concluíram o III CIAP com destaque

Duas policias penais se destacaram em meio aos alunos. Adriana Dias, de Ji-Paraná  e Wanessa Costa Nunes, de Rolim de Moura; ambas policiais penais há 11 anos. “Foi um curso difícil, tanto na parte física quanto psicológica, mas desistir não passou na minha cabeça, pois meu objetivo era cumprir o propósito, me formar. Estar longe da família dificulta muito também,  mas saio realizada, com os princípios de honra e união fortalecidos; e com certeza levarei aprendizados para dentro das unidades prisionais e para a vida”, destacou Wanessa.

O secretário de Justiça, Marcus Rito agradeceu a toda equipe responsável pela realização do curso, desejou sucesso aos novos interventores e pontuou o trabalho do Governo, por meio da Sejus e Esep. “Vamos capacitar cada vez mais os policiais penais para atuarem em operações especiais com mais habilidade, técnica e segurança. Parabenizo ainda, o policial penal federal e o policial rodoviário federal, também interventores. E que essa parceria entre as Forças de Segurança seja cada vez mais fortalecidas”, afirmou.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

O  conteúdo programático do curso abordou: noções de legislações normativas; noções de abordagem policial; imobilizações táticas e defesa pessoal; noções de gerenciamento de crises em estabelecimento prisional; técnicas e tecnologias menos letais; atendimento pré-hospitalar tático; intervenção prisional e utilização de escudo; escolta armada; técnica de bastão tonfa; direitos humanos; noções de patrulhamento rural; noções de classificação, armamento e tiro (com habilitação em espingarda calibre 12, Pistola PT 100, Fuzil cal. 5.5).


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Taiana Mendonça
Fotos: Taiana Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cerimônia, Convênios, Cursos, Governo, Governo Fez e Faz, Justiça, Polícia, Rondônia, Segurança, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo