Governo de Rondônia
Tuesday, 28 de September de 2021

MEIO AMBIENTE

Sedam reúne extrativistas em Machadinho d’Oeste para falar sobre educação ambiental e programas sociais

24 de agosto de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Ações sociais são trabalhadas em conjunto com a Campanha de Prevenção às Queimadas

Procurando estreitar ainda mais os laços com a população, o Governo de Rondônia vem trabalhando, no decorrer do ano, várias ações de prevenção às queimadas em conjunto com ações sociais. Seguindo essa linha, na segunda-feira (23), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) se reuniu, em Machadinho d’Oeste, os membros da Associação dos Extrativistas de Vale do Anari (Asseva), que atende as unidades de conservação ambiental Aquariquara, Seringueiras e Itaúba, para um bate-papo sobre os serviços assistenciais disponíveis aos moradores da Zona Rural.

O encontro teve a parceria da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) de Machadinho d’Oeste e abordou as definições do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e ainda temas como trabalho infantil e Lei Maria da Penha.

Assistente social da Semtas falou sobre levar informação aos moradores da Zona Rural

Cristina Carolino, assistente social da Semtas, ressaltou que levar informação ao usuário dentro da Zona Rural é de extrema importância. “A proteção social básica dentro da assistência social é a garantia de direito de acesso a todos os benefícios a qualquer cidadão que tenha esse direito. E estamos orientando para que todos tenham acesso a essas informações, como forma de favorecer e de garantir esse direito, pois o acesso a cidadania ocorre assim, com informação”, diz Cristina Carolino.

Durante a atividade, ainda foi preparado um espaço para as crianças. Elas receberam orientação e brincaram com um jogo de tabuleiro elaborado pela Sedam, com a temática de prevenção às queimadas e, ao final da atividade, cada criança foi presenteada com um exemplar do jogo.

Além disso, também foi realizada uma visita técnica ao viveiro da Asseva. Na ocasião, o técnico da Sedam Márcio Rodrigues tirou dúvidas sobre os cuidados com as mudas e orientou a respeito das pragas que podem ocorrer.

As atividades foram encerradas com um convite aos associados para Acampamento Verde – Edição Machadinho d’Oeste, que será realizado na quinta-feira, dia 26, que vai ser realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria de Jesus Grilo.

No dia, haverá os seguintes serviços: palestra sobre educação ambiental; oficina para as crianças com material didático com temas de prevenção às queimadas; oficinas sobre primeiros socorros e acidentes domésticos; apresentações de equipamentos e atividades com as crianças; testes rápidos para detectar HIV, sífilis, hepatite B e C; aferição de pressão arterial; glicemia capilar e vacinação contra gripe; triagem e agendamento para emissão de RG, orientações com triagem para Carteira de Trabalho, CadÚnico e bolsa família e doação de 200 mudas de árvores.

Jogo de tabuleiro elaborado pela Sedam é alusivo a campanha de queimadas


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lívia Balbino Guimarães
Fotos: Lívia Balbino Guimarães
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Meio Ambiente, Rondônia, Sociedade


Compartilhe