23/04/2024

COMPENSAÇÃO AMBIENTAL

Sedam recebe mudas que serão entregues a pequenos produtores rurais e comunidades tradicionais

17 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

As mudas serão doadas a pequenos produtores rurais e comunidades tradicionais

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental – Sedam, recebeu na segunda-feira (15), 547 mudas de Açaí , 547 mudas de Ipê, 549 mudas de Castanha do Brasil e 1.547 mudas de Pupunha. Totalizando 3.190 mudas,  a entrega serve como forma de compensação ambiental da expansão do Aeroporto de Porto Velho, provenientes de doação da empresa responsável pelo projeto.

Visando dar continuidade aos projetos de recuperação de nascentes e das áreas degradadas, estas mudas serão doadas pela Sedam a pequenos produtores rurais e comunidades tradicionais. De acordo com o coordenador de Floresta Plantada, Ari Valdir Lebkuchen Junior, “Os produtores rurais são os principais destinatários, tanto das mudas recebidas como forma de compensação quanto das mudas produzidas no campus da Secretaria”, destacou.

Segundo o governador de Rondônia, Marcos Rocha, essas três mil mudas de essências florestais entregues, deverão ser plantadas priorizando a recuperação de áreas degradadas. “O trabalho de reflorestamento se faz importante em qualquer localidade, e não será diferente em nosso Estado. Por meio dessa doação, a plantação será realizada, aumentando a eficiência na recuperação das áreas degradadas no Estado”, completou.

CASTANHA DO BRASIL

Há uma grande procura pela Castanha do Brasil, que é uma árvore símbolo da Amazônia devido à sua importância social, ecológica e econômica, e por existir um interesse na promoção de produtos florestais, visto que, milhares de famílias agroextrativistas têm na castanha, uma fonte de renda, com o objetivo de conservação da floresta tropical nativa.

Texto: Suhayla Razzak
Fotos: Suhayla Razzak

Agricultura, Agropecuária, Ecologia, Economia, Governo, Governo Fez e Faz, Meio Ambiente, Rondônia, Sociedade