Governo de Rondônia
27/04/2024

DESENVOLVIMENTO

Sedam realiza audiência pública para discutir implantação de usinas movidas a biomassa em Rondônia

15 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) realizará duas audiências públicas para a apresentação e discussão dos estudos ambientais (EIA/RIMA) para a implantação das usinas termoelétricas movida a biomassa, com potência instalada de 30MW cada na abrangência do município de Itapuã do Oeste e distrito de Nova Mutum (município de Porto Velho) da empresa Nova Itália Woodpellets Ind. e Com, Imp e Exp de Artefatos de Mad. Eireli ME.

As audiências acontecerão no município de Itapuã do Oeste (às 9h do dia 18/07), no auditório Eduardo Valverde; e no distrito de Nova Mutum Paraná (às 9hs do 19/07), na Feira Livre.

Conforme explicou o geólogo José Trajano dos Santos, a bioeletricidade é uma energia limpa e renovável que se constitui através da produção simultânea de energia térmica (vapor), geralmente algum tipo de resíduo industrial, proveniente de resíduos de madeireiras do estado de Rondônia.

Cada usina produzirá 30MW, totalizando 60MW para atender o sistema integrado nacional, gerando energia para o estado e a demanda do país, com perspectiva de geração de empregos com mão de obra local durante as fases de implantação e operação dos empreendimentos.

Durante as audiências serão apresentados e discutidos o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e relatório de Impacto Ambiental (RIMA), protocolados na Sedam pela empresa Nova Itália Woodpellets Ind. e Com, Imp e Exp de Artefatos de Mad. Eireli ME.

A audiência pública é um instrumento de participação popular fundamental no processo de Avaliação de Impacto e no licenciamento ambiental, que serve para informar, discutir, dirimir dúvidas e ouvir opiniões sobre os anseios da comunidade, em especial a população diretamente afetada, cujas preocupações, pronunciamentos e informações, serão levados em consideração no procedimento decisório sobre a aprovação ou não do projeto.

A equipe da Sedam responsável pela realização da audiência pública está de acordo com a Portaria nº 166/2016/GAB/SEDAM, composta pelos servidores: o geólogo José Trajano dos Santos, e as biólogas Isabela Soares França, Janeide Paiva dos Santos e Daniely da Cunha Oliveira Sant’Anna.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marilza Rocha
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Empresas, Evento, Governo, Indústria, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo