Governo de Rondônia
27/04/2024

MISSÃO EMBARCADA

Sedam realiza atividades de Educação Ambiental com pescadores e promove a retirada de material irregular em rios

02 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A ação busca retirar redes de tamanho impróprio ou instaladas em locais ou trechos vedados

Buscando promover educação ambiental por meio de orientação e instrução à comunidade e pescadores, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, realiza nesta semana mais uma missão embarcada, que consiste em percorrer as margens dos rios com uso de caiaques. Além do processo de conscientização, a ação busca retirar redes de tamanho impróprio ou instaladas em locais ou trechos vedados, conforme legislação em vigor. A missão é realizada pelo  Escritório Regional de Gestão Ambiental – Erga de Ji-Paraná, juntamente com o Batalhão de Polícia Ambiental – BPA e percorre rios em Alvorada do Oeste, Presidente Médici e Ji-Paraná. 

Durante o percurso é possível observar as condições de conservação das margens dos rios e executar a limpeza

Durante o percurso é possível observar as condições de conservação das margens dos rios e executar a limpeza, retirando resíduos descartados irregularmente, que demorariam anos para se decompor dentro dos rios ou em suas margens. Esse trabalho é fundamental para conservação das espécies que vivem nos referidos rios e toda fauna aquática do local.

De acordo com o gerente do Erga de Ji-Paraná, Hermerson Alvarenga, os cuidados com os recursos naturais têm sido uma preocupação constante. “Esse trabalho tem sido de extrema relevância para proteção da biodiversidade, ao tempo em que preserva os corpos hídricos e orienta cidadãos quanto aos procedimentos de pesca e proibição de lançamento de resíduos sólidos nos rios”, destacou. 

A agente de Proteção Ambiental, Marcia Gomes de Oliveira, também avaliou a importância da missão embarcada. “A atividade em questão é muito importante porque redes de pesca com malhas muito pequenas, por exemplo, capturam peixes que ainda não chegaram à idade reprodutiva, retirar do rio um peixe que ainda não reproduziu, é retirar também todo o material genético daquele peixe, diminuindo assim a diversidade biológica daquele lugar”, concluiu.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Márcia Gomes de Oliveira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Capacitação, Cidadania, Ecologia, Educação, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Indígena, Meio Ambiente, Piscicultura, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo