AMAZÔNIA LEGAL

Sedam participa do Fórum de Secretários da Amazônia Legal no encontro Mundial de Bioeconomia no Pará

26 de outubro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Secretários do Meio Ambiente da Amazônia discutiram estratégias para o mercado de carbono de REDD+

Com o objetivo de contribuir para crescimento econômico com preservação e conservação ambiental, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), participou do Fórum dos Secretários da Amazônia Legal que aconteceu na última semana, na cidade de Belém, no Pará. O encontro teve como proposta, aproximar os líderes das secretárias ambientais dos nove estados da Amazônia Legal, para dialogar sobre os desafios e instrumentos de defesa para a preservação e combate aos desastres ambientais.

Através do Fórum dos Secretários da Amazônia Legal, que integra a Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF) secretários de meio ambiente dos noves estados da Amazônia Legal, técnicos focais, consultores e parceiros convidados, participaram de uma série de oficinas de capacitação para o Planejamento do Plano Integrado de Prevenção e Controle do Desmatamento, Incêndios e Queimadas da Amazônia Legal de 2021/2022 (PPCDQs).  O objetivo é tratar sobre a evolução do plano e o projeto de TIC do Consórcio, com posterior elaboração da primeira versão de indicadores de resultados e impactos agregados aos PPCDQs.

Técnicos da Sedam participaram da oficina de planejamento do PPCDQs

Com intensa agenda de reuniões, o secretário da Sedam, Marcilio Leite, esteve em Belém com uma ampla agenda de reuniões e eventos com representantes dos estados da Amazônia Legal, junto à equipe de coordenadores da Sedam.

O encontro permite que as secretarias definam suas ações e projetos para o fortalecimento dos processos de comando e controle estaduais na região amazônica, por meio da modernização produtiva sustentável e desenvolvimento de cadeias de valor da sociobiodiversidade, além de outras ações.

No primeiro dia,  foi apresentado o planejamento para a elaboração do Plano Integrado (PI) em conjunto com os Estados, abrindo para a discussão com os secretários de meio ambiente. No período da tarde, participaram da oficina, técnicos, consultores das secretárias e os parceiros do projeto IPAM, GIZ E FUNBIO.

Durante o evento, aconteceu a oficina de apresentação da capacitação em Boas Práticas em Gestão. A primeira etapa da capacitação foi conceitual e de sensibilização, baseada nas experiências dos Estados da Amazônia sobre o mercado de carbono de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal).

Secretário Marcílio Leite, apresentou as ações de desenvolvimento no Estado

Para o secretário da Sedam, Marcílio Leite, esta é mais uma oportunidade de integração que possibilitará a Sedam planejar as ações de desenvolvimento sustentável e proteção do meio ambiente.

O estado de Rondônia se preocupa em fomentar cada vez mais as atividades socioeconômicas, culturas e ambientais. Desse modo, a Sedam tem avançado em seu processo de monitoramento e fiscalização, dando ênfase a transparência das ações que estão sendo desenvolvidas.

O PPCDQs de Rondônia está em atualização, aguardando aprovação do Zona Econômica Exclusiva (ZEE) e para estruturar as políticas públicas, sendo estes eixos descritos dentro do plano de combate a desmatamentos e queimadas.

No ultimo dia da programação, o diálogo foi sobre a aplicação dos Estados à chamada da Coalizão (LEAF), seguido da preparação dos participantes para a COP26 (Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima), que acontece em Glasgow (Escócia), no próximo mês.

Além de secretários de meio ambiente, participaram das reuniões gestores públicos envolvidos com a temática e representantes IPAM (Instituto de Pesquisas Amazônicas, GIZ (Agência de Implementação
da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento) e FUNBIO (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade).

Texto: Jaqueline Damaceno
Fotos: Beatriz Nadler