EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Sedam leva ações de educação ambiental a estudantes da região do Vale do Guaporé

30 de junho de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Os alunos assistiram palestras e participaram de atividades lúdicas realizadas pela equipe técnica da Coordenadoria de Educação Ambiental da Sedam

Aprender a importância da redução de danos ambientais é fundamental para a formação de cidadãos conscientes. Neste sentido, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, promoveu um circuito de ações educativas junto à comunidade escolar. A iniciativa reforça a importância da preservação do meio ambiente, a partir da realização de atividades de cunho educativo.

As ações foram desenvolvidas nos municípios de São Miguel do Guaporé, Seringueiras, São Francisco do Guaporé e Costa Marques, com objetivo de fortalecer as políticas ambientais nos municípios e garantir o desenvolvimento sustentável.

Nas escolas, a equipes da Coordenadoria de Educação Ambiental da Sedam – Ceam realizaram diversas ações para  orientar os estudantes do ensino fundamental e médio sobre queimadas, legislação ambiental e o descarte correto dos resíduos sólidos. Durante as atividades, a Sedam entregou aos estudantes cartilhas educativas, brincadeiras e orientações ambientais. Os técnicos também ministraram palestras sobre o uso racional da água e prevenção as queimadas.

Os técnicos da Sedam também orientaram comerciantes da região do Vale do Guaporé

Segundo o secretário da Sedam, Marco Antônio Lagos, esse tipo de projeto ajuda na formação dos alunos do município. “A Sedam está intensificando as ações educativas com o objetivo de chamar a atenção da população para a necessidade de preservar o meio ambiente através de pequenas ações”, disse ele.

Os técnicos da Sedam também orientaram os proprietários de estabelecimentos comerciais da região do Vale do Guaporé para sensibilizar sobre os danos causados pelo lixo descartado de maneira inadequada nas ruas e demonstraram a forma correta de descarte. Também foram realizadas blitzes educativas voltadas ao período de queimadas, com a entrega de panfletos, fôlderes e adesivos à população.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Sedam vem trabalhando com esse tipo de ação educativa desde janeiro de 2022. Estão sendo feitas visitas às escolas, associações rurais, prefeituras e secretarias municipais de Meio Ambiente para destacar as metas de conservação ambiental.

A coordenadora de educação ambiental da Sedam, Deigna Laís Oliviak, explica que o trabalho de conscientização ambiental é fundamental para destacar o trabalho que vem sendo realizado pela secretaria. “Toda orientação e conscientização são tão importantes quanto às ações de combate às queimadas ilegais e incêndios florestais”, finaliza.

Texto: Jaqueline Damaceno
Fotos: Milton Castelo

Capacitação, Cidadania, Distritos, Educação, Evento, Governo, Inclusão Social, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Sociedade