ORIENTAÇÕES

Sedam desenvolve ações de educação ambiental nas escolas, no mês do Meio Ambiente

14 de junho de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

A educação ambiental em escolas faz parte do conteúdo dos projetos educacionais da Sedam para promover a conscientização social, e preservação do ecossistema

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado no mês de junho, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, promoveu uma série de atividades ambientais entre os dias 7 e 11 de junho em Espigão do Oeste. O objetivo é conseguir de forma lúdica, a compreensão da necessidade de preservação do Meio Ambiente, responsabilidade social através de orientações e atividades educativas.

A ação promovida pela Secretaria tem como finalidade auxiliar a comunidade na revitalização do Rio Palmeiras. Algumas unidades da região, como a Escola Estadual Raimundo Euclides Barbosa, recebeu a equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental – Ceam da Sedam. Dentre as atuações, foi realizada palestra sobre abordagem didática e metodológica para o mapeamento e diagnóstico de percepção ambiental no entorno da nascente a ser recuperada. Além disso, os estudantes participaram de uma oficina de confecção de pluviômetro artesanal. As atividades continuam com ações educativas direcionadas a esse público promovendo ensinamentos sobre a separação e reaproveitamento dos materiais recicláveis e reflexões acerca das consequências da degradação ambiental.

“Primeiro fizemos a palestra, em que abordamos a questão dos recursos naturais. Hoje um dos maiores problemas que a região de Espigão do Oeste enfrenta é a falta de abastecimento de água. Pudemos falar também sobre a importância da medição da quantidade de chuva e da reciclagem”, disse a coordenadora de educação ambiental, Deigna Laís Oliviak.

No decorrer da semana, as ações tiveram como foco principal enfatizar a importância da preservação das nascentes para que não ocorram os transtornos ocasionados pela degradação de áreas no entorno de nascentes do município. Para isso foram realizadas oficinas educativas com proprietários rurais, frisando a importância desses cursos d’água para a manutenção do Rio Palmeiras, sendo este rio a principal fonte de captação de água do município de Espigão do Oeste.

Atividades de educação ambiental foram promovidas na cidade de Buritis, direcionadas às comunidades escolares

AÇÃO EM BURITIS

Também fazem parte das atividades relacionadas ao Junho Verde da Sedam, a realização de diversas palestras educativas em escolas de ensino primário na cidade de Buritis. Foram apresentados vídeos educativos sobre educação ambiental e mudanças climáticas nas escolas públicas da rede municipal de ensino

As atividades incluíram ainda  apresentações sobre a importância do uso adequado da água, preservação das florestas, prevenção contra incêndios, e orientações educativas. O objetivo é garantir a formação de crianças conscientes de seu papel na preservação do meio ambiente.

As atividades foram realizadas na Praça Jonas Ferreti, onde os alunos assistiram a apresentação dos vídeos educativos e tiraram dúvidas com os técnicos sobre os temas apresentados. No dia 10 de junho, os técnicos se dividiram  nas atividades oferecidas aos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Buritis – APAE.

Texto: Jaqueline Damaceno
Fotos: Milton Castelo