21/05/2024

Segurança nos presídios

Secretaria de Justiça informa sobre o reforço do sistema de inteligência dentro dos presídios

25 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Entrevista para a TV Candelária.

Secretário de justiça fala  para a TV Candelária.

Um vídeo divulgado via rede social que se disse, supostamente, ser gravado dentro da Casa de Detenção José Mário Mario Alves, o “Urso Branco”, onde um trio de apenados faz registro de um “salve” (alerta, na linguagem usual dentro dos presídios) ameaçando policiais militares e agentes penitenciários – tanto homem quanto mulher – que estão em uma chamada “lista negra”, fez reforçar ainda mais o sistema de inteligência que atua dentro dos estabelecimentos prisionais do Estado.

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), que integra, juntamente com Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros o Sistema Estadual de Inteligência e Segurança Pública – SEISP – já esta tomando providências no apuratório desta situação, pois todo o trabalho desenvolvido no sistema penitenciário tem reflexo direto com o trabalho desenvolvido pela Sesdec e vice-versa.

O secretário de Justiça, Paulo César de Figueiredo, em entrevista hoje pela manhã, a uma TV local, informou que ações integradas de segurança e inteligência já foram desencadeadas para apurar se há veracidade nas imagens e se estas foram mesmo gravadas dentro de alguma unidade prisional.

O governo está atuando de forma integrada, por meio do setor de inteligência, que juntamente com a polícia já esta investigando o fato para tentar identificar quem são as pessoas do vídeo, se apenados e se as imagens foram, de fato, gravadas dentro de cela, e ainda, como o vídeo gravado foi divulgado. “Não podemos informar detalhes do nosso trabalho, por medida de segurança, mas podemos adiantar que todo esforço está sendo feito para coibir ameaças de qualquer ordem, bem como garantir  segurança e tranqüilidade as pessoas e a sociedade como um todo”, complementa.

Texto: Celene Gomes - Assessoria Sejus
Fotos: Celene Gomes - Assessoria Sejus