Governo de Rondônia
26/12/2024

MEIO AMBIENTE

Secretaria de Desenvolvimento Ambiental discute planejamento de fiscalização

02 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Na sexta-feira (27), o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Vilson de Salles Machado, realizou uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) para tratar dos ajustes necessários para a efetivação de fiscalizações aéreas contra o desmatamento no Estado. Participaram da reunião o superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), Renê Luiz de Oliveira, acompanhado do técnico Auro Neubauer, além de representantes da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Polícia Ambiental e servidores da Sedam.

Segundo Vilson, Rondônia enfrentou nas últimas décadas um intenso processo de crescimento econômico e populacional. O resultado deste crescimento foi positivo em vários aspectos sociais e econômicos, contribuindo com a geração de empregos e aumento da produção agrícola, pecuária, mineral e florestal na região. O rápido crescimento trouxe várias consequências ao meio ambiente, incluindo, dentre outros, altas taxas de desmatamentos e queimadas e a destruição de milhares de hectares de matas ciliares e de reservas legais.

“Estamos buscando mecanismos mais eficazes para aperfeiçoar a fiscalização ambiental do estado. A locação de uma aeronave vai potencializar nossas ações, pois a partir do mês de março poderemos adotar iniciativas inéditas de gestão ambiental e territorial e desenvolver inúmeras atividades para reduzir os impactos e conter a ocupação desordenada em todo o território estadual.”, salientou Vilson Machado.

O planejamento de fiscalização engloba uma grande parceria da Sedam com o Ibama, Sesdec e Batalhão Ambiental da Polícia Militar. Segundo o superintendente do Ibama, Renê Luiz, essa iniciativa proporcionará condições técnicas, operacionais e logísticas para fiscalizar e reprimir os delitos ambientais provenientes do desmatamento no estado. “Poderemos otimizar nossa atuação, dividindo Rondônia em áreas de atuação, onde os agentes do Estado e os fiscais do Ibama poderão estabelecer os polígonos de atuação.”, frisou Renê.

O coordenador de proteção ambiental, Sidney Serafim, citou a importância das ações integradas pelos órgãos ambientais no combate aos ilícitos relativos ao meio ambiente. “O sucesso da política de proteção ambiental está na conjugação de ações de ordenamento territorial, monitoramento e controle ambiental.”, enfatizou Sidney.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Decom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Meio Ambiente, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo