12/07/2024

COMUNICAÇÃO

Secom Rondônia assina carta conjunta durante o 3º Fórum Nacional de Secretarias de Comunicação no Paraná

22 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Os 22 secretários de comunicação elaboraram Carta conjunta reforçando o combate integrado às Fake News

O 3º Fórum Nacional de Secretarias de Comunicação que encerra nesta terça-feira, 21 em Foz do Iguaçu, no Paraná aborda a regulamentação das práticas na publicidade digital e a relação dos governos com o jornalismo multiplataformas. Mais uma vez a Secretaria de Comunicação de Rondônia – Secom está presente no evento.

A secretária de comunicação de Rondônia assinou a Carta conjunta

Para o governador Marcos Rocha, “a presença da Secom Rondônia, no fórum demonstra o comprometimento do estado em buscar melhorias na área de comunicação”. Segundo a Secretária da Secom, Rosângela Silva, é fundamental discutir temas como políticas públicas de comunicação e promover o intercâmbio entre os profissionais da área. “Foram abordados assuntos de grande importância para a área de comunicação, como a regulamentação das práticas de comunicação pública. Portanto, é necessário estabelecer critérios e diretrizes para a publicidade nos tipos de plataformas”, ressalta.

Entre os temas discutidos também esteve a transparência e boas práticas na publicidade digital. Com o avanço da tecnologia, a publicidade vem se adaptando às novas mídias digitais, como redes sociais e sites de notícias. No entanto, é importante garantir que essas práticas sejam éticas e transparentes, para evitar abusos e enganos ao consumidor.

CARTA

Palestrantes renomados também marcaram presença no evento, trazendo suas experiências e conhecimentos para contribuir com o debate. No final do evento foi feita a leitura de uma carta conjunta assinada por secretários e representantes da área de comunicação de 22 governos estaduais. O documento reforça o combate integrado às Fake News. Além do anfitrião Paraná, os estados que enviaram representantes foram o Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Roraima.

Nos encontros anteriores, realizados na Bahia e no Rio de Janeiro, os participantes discutiram formas de combate à desinformação e às Fake News. O próximo encontro está agendado para acontecer nos dias 7 e 8 de março de 2024, no Pará.

Texto: Andréia Fortini
Fotos: Gilson Abreu/Aen e arquivo