Governo de Rondônia
23/11/2024

OUTUBRO ROSA

Seas realiza palestra sobre violência contra a mulher e prevenção do câncer de mama em restaurante popular de Porto Velho

27 de outubro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Técnicas da Seas ministram palestras informativas

Técnicas da Seas ministram palestras informativas para mulheres

Nesta terça-feira (27), o público que almoça no Restaurante Comunitário Prato Cheio, na Zona Leste de Porto Velho, teve a oportunidade de receber informações sobre o enfrentamento da violência contra a mulher, câncer de mama e políticas públicas para mulheres, em uma iniciativa da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas).

De acordo com a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da Seas, Creuza Firmino, a ação faz parte do calendário de atividades do Outubro Rosa. “Aqui no restaurante temos um público grande de mulheres, e pensando nelas resolvemos realizar este dia com palestras e informações sobre a mamografia e políticas públicas para as mulheres”, explicou.

Creuza disse ainda que o Restaurante Prato Cheio já foi idealizado como um espaço multiuso, para que sejam realizadas atividades junto a comunidade local.  “Está no princípio da Segurança Alimentar o acesso à saúde e a educação. A função social do restaurante comunitário vai além da alimentação saudável com preço acessível, neste espaço devemos manter atividades que envolvam e levem informações úteis à comunidade”, frisou.

Francisca Oliveira elogiou a iniciativa

Francisca Oliveira elogiou a iniciativa

Francisca de Oliveira, de 55 anos, é moradora da Zona Leste e quase todos os dias almoça no Restaurante Prato Cheio. “Fiquei surpresa quando cheguei hoje e vi toda essa movimentação. Recebi um material informativo falando sobre o câncer de mama e sobre como combater a violência contra a mulher. Achei uma boa iniciativa, porque além de termos esse espaço para fazermos uma boa refeição por R$ 1, ainda recebemos informações e orientações sobre nossos direitos e também sobre saúde”, destacou.

A ação foi além das palestras informativas, a Seas disponibilizou ainda a unidade móvel (ônibus) do Programa Mulher Viver sem Violência, que ficou estacionado na porta do restaurante, com uma Assistente Social á disposição para realizar o atendimento social às mulheres que o quisessem.

Segundo a assistente social e gerente estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Oneti Maciel, a unidade móvel tem por objetivo levar às mulheres os serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência. “Com a unidade móvel, realizamos ações de prevenção, assistência com a promoção de palestras e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e sua aplicabilidade”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Governo, Inclusão Social


Compartilhe


Pular para o conteúdo