Governo de Rondônia
25/04/2024

GOVERNO ITINERANTE

São Francisco do Guaporé recebe ações do Governo Itinerante

19 de abril de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Ações municipalistas ajudam no desenvolvimento de São Francisco do Guaporé

Esta semana o Governo Itinerante está no Vale do Guaporé, onde o governador Marcos Rocha, juntamente a secretários, estão ouvindo as necessidades da região e alinhando ações que gerem mais qualidade de vida à população e desenvolvimento para Rondônia. Na terça-feira (18), as ações foram realizadas em São Francisco do Guaporé.

O governador Marcos Rocha recebeu as demandas de produtores rurais e comerciantes; se reuniu com vereadores e o prefeito Alcino Tinoco. Ainda, visitou uma propriedade rural no município, que tem comercializado café com alta produtividade e urucum.  Também estiveram acompanhando as ações, os deputados Ismael Crispim e Gislaine Lebrinha.
“Rondônia vive um momento de pleno êxito em emprego, com a menor taxa de desemprego do Brasil, é Triplo A em solidez fiscal, está crescendo muito, e queremos transformar no melhor Estado para viver e trabalhar. É muito importante vir até as cidades para ter conhecimento das suas necessidades e buscar soluções. É uma tremenda contribuição para o desenvolvimento do Estado”, ressaltou o governador.
DEMANDAS

Reunião com vereadores e o prefeito de São Francisco do Guaporé

No gabinete da prefeitura de São Francisco do Guaporé, que se transformou em gabinete conjunto do prefeito e governador, produtores rurais apresentaram diversas demandas para fortalecer a agricultura familiar como: regularização fundiária, zoneamento socioeconômico, expansão de plantas frigoríficas, melhor competitividade dos bovinos, além do turismo de pesca.

O governador destacou que, o objetivo do Governo é criar cada vez mais, ações para fortalecer a agricultura familiar, que está presente em 81,3% das propriedades rurais do Estado, disse ainda que foi criado este ano o Instituto de Terras do Estado de Rondônia – Iteron, para avançar em regularização fundiária, e que o Estado já está trabalhando no novo zoneamento de Rondônia.
O secretário de Estado da Agricultura pontuou que, o Governo de Rondônia já está trabalhando por meio da Seagri na expansão de plantas frigoríficas. Quanto ao turismo, o governador destacou que as ações para fomentar o turismo já estão acontecendo, desde a capacitação de guias turísticos até o fortalecimento da divulgação dos atrativos turísticos.
“É muito importante o contato do governador com as cidades, pois assim vê e entende as deficiências de cada município e o que tem que melhorar. Nossas demandas foram muito bem recebidas, ficamos muito felizes com as respostas que tivemos”, afirmou o presidente da Associação dos Produtores Rurais de São Francisco do Guaporé, Alessandro César.
Em reunião com comerciantes, o governador recebeu dos empresários, o pedido de investimento em ações, para manutenção de produtores rurais por meio da educação e capacitação técnica. O governador Marcos Rocha pontuou os esforços para incrementar o cenário positivo do ambiente de negócios Rondônia.
“O Governo de Rondônia está melhorando a infraestrutura dos municípios, investindo mais em educação, em programas sociais e também capacitação da população para melhorar o ambiente de negócios, e assim, gerar mais qualidade de vida e desenvolvimento para o Estado”, assegurou o governador.
As principais pautas tratadas acerca dos eixos da saúde e estradas. O governador recebeu as demandas e firmou o compromisso de verificar cada situação apresentada, ressaltando as ações em execução na área da saúde, a exemplo do Compartilhando a Saúde, por meio do qual o Governo destinou R$ 41 milhões para ajudar a fortalecer a saúde nos municípios. Além disso, o secretário da Sesau, Jefferson Rocha explicou que o Estado está sendo parceiro do município, com a telemedicina e também pontuou que São Francisco do Guaporé está no radar da Sesau para zerar a fila de cirurgias em breve.
AÇÕES MUNICIPALISTAS

O balanço da ações do Governo Itinerante em São Francisco do Guaporé foi considerado positivo pelo prefeito Tinoco.”Foi muito importante a vinda do governador ao nosso município, onde tivemos aqui hoje, a presença do Governo Itinerante. A nossa população estava ansiosa por esse momento e tivemos  respostas satisfatórias. Na saúde, por exemplo, há um compromisso de zerar as cirurgias. Como prefeito só tenho que agradecer ao Governo “.

Em São Francisco do Guaporé, o Governo de Rondônia investiu na construção do portal da cidade, que ainda está em execução, iluminação de LED em vias do município, reformou escolas, beneficiou os moradores com ações de assistência social, distribuiu mudas clonais de café e cacau, realizou a recuperação de asfaltos desgastados pelo fluxo de veículos, construiu uma orla no distrito de Porto Murtinho, entre outras ações municipalistas.

Produtividade pulou da média de 13 sacas por hectare para 128 sacas por hectare

ALTA PRODUTIVIDADE

Ainda cumprindo o cronograma do Governo Itinerante, o governador também visitou uma propriedade rural que tem aumentado a produtividade, com a assistência do Governo por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia – Emater Rondônia.

Na propriedade de Domingos Elias Sampaio, localizada na Linha 95, há plantio de mudas clonais de café e urucum para comercialização. “É uma propriedade que tem incentivo do Governo de Rondônia, assistida pela Emater/RO e contemplada com mudas de café clonal do Plante Mais. Antes, só havia plantio de café seminal, e agora com a migração para mudas clonais, a produtividade pulou da média de 13 sacas por hectare para 128 sacas por hectare, marca alcançada na última produção”, segundo o engenheiro agrônomo e extensionista da Entidade Autárquica, Clebio Barreto.
O extensionista explicou que o produtor também recebeu e foi orientado a trabalhar com mudas modificadas de urucum, segundo carro-chefe da propriedade. Foi assim que ele obteve 1.2 mil quilos de urucum na última safra, comercializada a R$ 12, o quilo.”É uma propriedade que está dando certo, não precisa de muito, basta ter organização e acreditar no Estado, pois o Governo está aqui para servir os produtores”.

Para o consumo familiar, Domingos também produz milho, feijão, mandioca, amendoim, banana, laranja, melancia, e abóbora. “É uma propriedade bem cuidada, bem plantadinha, onde o Governo tem ajudado muito, a Emater/RO sempre está acompanhando.  Meu jeito de trabalhar é com a enxada na roça o dia todo, dá trabalho, mas também dá mais lucro, mas antes só dava trabalho”, afirmou o produtor.

O produtor Domingos Elias enaltece as vantagens de produzir em Rondônia

RECONHECIMENTO
A visita do Governo Itinerante à propriedade foi comemorada. “Foi uma alegria mostrar a produção para o governador, nunca pensava que isso fosse acontecer, mas trabalhando com honestidade, Deus abençoa e chegou o tempo do governador estar aqui. Vale a pena ser agricultor em Rondônia, muitos lá fora dizem que Rondônia é um lugar esquisito; pode ter igual, mas melhor que Rondônia não tem. Eu sou da Bahia, e não me arrependo de ter vindo para esta terra. Quem não conhece, vem e vê como eu fiz”.

Com essa visita à propriedade rural, as ações foram concluídas em São Francisco do Guaporé. Na quarta-feira (19), as ações do Governo Itinerante são realizadas em Seringueiras e na quinta-feira (20), em São Miguel do Guaporé, onde será concluída esta segunda edição da iniciativa que deixa o Governo de Rondônia mais próximo da população, com o fortalecimento de ações municipalistas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça/Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Governo Itinerante, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo