Governo de Rondônia
17/07/2024

VANGUARDA

Rondônia vai implantar aulas de mediação de conflitos na rede pública de ensino

12 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

 
  Letícia Garcia, referência mundial em mediação de conflitos, leciona para acadêmicos da Faculdade Católica, onde estão matriculados vinte servidores do governo de Rondônia


Letícia Garcia, referência mundial em mediação de conflitos, leciona para acadêmicos da Faculdade Católica, onde estão matriculados vinte servidores do governo de Rondônia

O professor e delegado do 1º Observatório Internacional de Paz, Direitos Humanos, Segurança Humana e Resolução Pacífica de Conflitos, Hélder Risler de Oliveira, que dirige também a Coordenadoria Técnico-Legislativa do governo de Rondônia, falou nesta quarta-feira (12) sobre a decisão do governador Confúcio Moura em implantar aulas de mediação de conflitos em toda rede pública estadual de ensino desde a pré-escola.

Ele recebeu esta semana em Porto Velho Letícia Garcia Villaluenga, titular de Direito Civil da Universidade Complutense de Madrid (UCM), maior universidade da Espanha e entre as dez maiores da Europa.  Ela é uma das professoras do curso de pós-graduação em mediação e gestão de conflitos da Faculdade Católica.
Hélder, que também é professor da Universidade Católica com a qual o governo local vem firmando convênios, destacou que vinte vagas do curso de pós-graduação em mediação e gestão de conflitos foram reservadas a servidores de carreira do quadro do governo estadual.
A ideia, com essa formação de excelência dos servidores, segundo ele, é fazer multiplicadores competentes desta nova filosofia de resolução de conflitos, para atuação em vários setores da esfera governamental, sem a necessidade de recorrer aos meios convencionais da Justiça.  
Hélder Risler de Oliveira e Letícia Garcia

Hélder Risler de Oliveira e Letícia Garcia

Letícia ministra um módulo do curso até o próximo domingo. Depois, retorna em 2015 para lecionar no segundo módulo. Ela, que é mediadora internacional e dirige um instituto pioneiro em mediação na Espanha, além de ser referência no setor em outras importantes entidades da Europa, disse que Rondônia está prestes a formar grandes profissionais para a área que vão levar esses ensinamentos aos estudantes desde cedo.
Ela frisou que a Universidade Complutense é um modelo para a administração pública e para toda a sociedade. Acrescentou a professora que Rondônia está na vanguarda também por trazer essa “fabulosa experiência para cá, principalmente pelo esforço de buscar pessoas especializadas que vivenciam tudo isso no seu dia a dia.”

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Assessoria
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo