23/04/2024

AGRONEGÓCIO

Rondônia Rural Show atrai produtores, investidores e estudantes; feira tem 340 expositores

27 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Rondônia-Rural-Show-foto de-Ésio Mendes 26-5-15 (16)

Feira é realizada no Parque Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná

Na véspera da inauguração da Rondônia Rural Show, a maior feira de agronegócios da região norte do País, hóspedes de diversas procedências lotavam cerca de 400 quartos e apartamentos de 18 hotéis de Ji-Paraná [116 mil habitantes]. O preço das diárias para a temporada do evento (27 a 30 de maio) varia entre R$ 50 e R$ 300.

A partir desta quarta-feira, os visitantes conhecerão vitrines do peixe e tecnológica; shopping Pró-Genética da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ); e assistirão à apresentação de gastronomia e beneficiamento de pescado pirarucu-tambaqui.

A ABCZ reúne plantéis de animais de reconhecida genética, fornecendo exames andrológicos, atestados negativos de brucelose e tuberculose. Segundo o coordenador da RR Show, Fernando Batistão, o objetivo da proposta dessa entidade é garantir o melhoramento genético para criadores que venham adquirir esses animais.

Rondônia-Rural-Show-foto de-Ésio Mendes 26-5-15 (18)

Máquinas são um dos segmentos de negócios da feira

Assessores da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária Regularização Fundiária distribuem canetas biodegradáveis e papel semente [reciclado, ecológico e artesanal], que contêm sementes de rúcula, alface e outras hortaliças.

Às 14h30, o professor da Universidade do Pacífico em Lima (Peru), Francisco Pantigoso, abordará a integração comercial entre Rondônia e Peru.

Às 16h30, a técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Rondônia, Juliana Alves Dias, explicará e debaterá a cadeia produtiva do leite, enfatizando avanços e desafios da realidade estadual.

A frota de novos caminhões, tratores caçambas do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está perfilada próxima à sede da administração do evento, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, que abrirá os portões a partir das 7h para o culto ecumênico e visita às instalações da feira. A entrada é franca.

O mote principal da RR Show é “um show de oportunidades para o produtor”. A feira tem 72 estandes, 340 expositores representando mais de 350 bandeiras. O visitante conhecerá os programas agrícolas estaduais e degustará produtos, entre os quais, o café Conilon, do qual aprenderá técnicas de produção, colheita, secagem e armazenamento.

Pecuária e grãos são o carro-chefe: Rondônia é o sétimo maior produtor de carne do Brasil. É o primeiro estado do norte em abate de bovinos: 2,17 milhões de animais, e o sexto na classificação nacional.

O estado tem 12,7 milhões de cabeças e produz mais de meio milhão de toneladas por ano, conforme o IBGE. Exporta para a Venezuela, Rússia, Hong Kong, Egito, Irã, Chile, Líbano, Emirados Árabes. No mercado interno atende Amazonas, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Parque ganha últimos reparos para a abertura da feira

A colheita de grãos cresceu mais de 30% desde a safra 2009-2010. No ano agrícola 2014-14, numa área de 421,9 mil hectares e safra alcançou 1,23 milhões de toneladas, segundo cálculo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O evento desperta especial atenção entre universitários. Ônibus fretados trazem estudantes de agronomia, ciência agrárias e engenharia florestal da Universidade Federal de Rondônia (Unir) de Rolim de Moura e municípios da Zona da Mata. Virão também acadêmicos da Universidade Federal do Acre em Cruzeiro do Sul (AC).

Entre as parcerias, uma chama atenção: a feira firmará parceria socioassistêncial com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Ésio Mendes

Agricultura, Agropecuária, Economia, Governo, Meio Ambiente, Piscicultura, Rondônia