DESENVOLVIMENTO

Rondônia recebe ação itinerante da Sudam para discutir desenvolvimento regional; evento acontece na segunda-feira, 16

15 de agosto de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Evento acontece no dia 16, às 9h, no Palácio Rio Madeira

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), realiza na segunda-feira (16), às 9h, no Palácio Rio Madeira, o evento “Sudam nos Estados – Diálogos com quem promove o desenvolvimento regional na Amazônia”. O encontro acontece entre técnicos e gestores para abordar propostas sobre a execução de convênios e projetos estratégicos que possam melhorar a qualidade de vida da população.

O evento faz parte de uma ação itinerante da Sudam e percorrerá os estados da Amazônia Legal, sendo Rondônia o primeiro a participar.

O desenvolvimento regional é o principal objetivo da ação, que vai coletar subsídios para propor medidas que facilitem o acesso dos estados, municípios e setores produtivos.

Para a superintendente da Sudam, Louise Caroline Campos Löw, levar os técnicos aos estados “é uma iniciativa mais que necessária, e ouvir quem está na ponta, trocando informações, torna nossos instrumentos de promoção do desenvolvimento sustentável mais viáveis. Conhecer e entender a realidade local faz toda a diferença”, comentou a gestora.

No encontro, também deve ser apresentado o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA 2020-2023), que promove a redução das desigualdades regionais por meio da geração de emprego e renda, do crescimento econômico, da qualidade de vida e da internalização da riqueza regional.

INCENTIVO SUSTENTÁVEL NO ESTADO

Em Rondônia, as ações e projetos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) são instrumentos que visam fomentar o desenvolvimento econômico do Estado de forma sustentável, garantindo a preservação dos recursos e estimulando os diversos potenciais da região.

Um dos projetos nesse sentido é o de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal (REDD+) nas reservas extrativistas (Resex) de Rio Preto Jacundá (entre os municípios de Machadinho do Oeste e Cujubim) e Rio Cautário (entre Costa Marques e Guajará-Mirim) que visam atenuar as mudanças climáticas por meio da redução do desmatamento ilegal, da conservação e recuperação dos ecossistemas florestais e do desenvolvimento de uma economia florestal sustentável de baixo carbono.

Texto: João Antônio Alves
Fotos: Daiane Mendonça