Governo de Rondônia
05/12/2025

POLÍTICAS PÚBLICAS

Rondônia passa integrar projeto nacional que oferece atendimento psicológico gratuito aos profissionais da segurança

09 de junho de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

A adesão ao projeto representa um avanço no cuidado com a saúde mental dos profissionais de segurança

O governo de Rondônia oficializou a integração do estado ao projeto Escuta Susp (Sistema Único de Segurança Pública), durante cerimônia nacional realizada no dia 3 de junho, no Palácio da Justiça, em Brasília. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), oferece atendimento psicológico online, gratuito e sigiloso aos profissionais do projeto.

A adesão ao projeto foi realizada através da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) e representa um avanço no cuidado com a saúde mental dos profissionais de segurança. Com a entrada de Rondônia e de outros oitos estados, o Escuta Susp passa a abranger 24 unidades da federação.

A cerimônia também marcou a comemoração de um ano do projeto, que já realizou mais de 11,7 mil atendimentos desde seu início, em maio de 2024. Além disso, o projeto atua com três níveis de cuidado:

  • Acolhimento;
  • Psicoterapia; e
  • Promoção à vida.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, cuidar da saúde mental de quem está diretamente envolvido na proteção à sociedade é fundamental para assegurar um serviço ainda mais eficiente, humano e comprometido.

ACESSO AO SERVIÇO

O serviço de suporte psicológico é acessado por meio do site do projeto, onde o servidor preenche um formulário de cadastro e apresenta a carteira funcional como comprovação de vínculo institucional. Após o cadastro, o usuário recebe por e-mail um link para agendar suas sessões, podendo selecionar o terapeuta e o horário que melhor se adapta à sua rotina. Todo o atendimento é realizado de forma online, utilizando a plataforma exclusiva do projeto.

A iniciativa oferece atendimento psicológico online, gratuito e sigiloso

O primeiro contato é feito por psicólogos bolsistas que estão na fase final da graduação, com formação clínica básica para acolher as demandas iniciais e realizar uma avaliação do encaminhamento necessário. Caso seja necessário, o paciente é direcionado para a psicoterapia com profissionais de pós-graduação (mestre e doutor), garantindo um atendimento mais especializado.

Na ocasião, a diretora-executiva da Sejus, Elilde Menezes, enfatizou o Escuta Susp como um avanço importante na valorização dos servidores, ao garantir atendimento psicológico de qualidade e contribuir diretamente para o bem-estar dos profissionais da segurança pública.

Segundo o secretário da Sejus, Marcus Rito, a inclusão de Rondônia no Escuta Susp reforça o compromisso do estado com a saúde emocional dos servidores. “Estamos investindo não apenas em segurança pública, mas também na qualidade de vida dos profissionais que a constroem diariamente”, destacou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Assessoria Sejus
Fotos: Arquivo MJSP
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Cidadania, Comunicação, Governo, Governo Fez e Faz, Políticas Públicas, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe