Governo de Rondônia
06/01/2025

Doação de sangue

Rondônia participa de Campanha Nacional de Doação de Sangue ‘Salve Mais Um’

03 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Sangue Bom (20)Salvar vidas é a pauta desta semana no Departamento de Comunicação de Rondônia (Decom). Os servidores aderiram à campanha nacional de doação de sangue ‘Salve Mais Um’ e estão doando sangue e fazendo o cadastro voluntário de medula óssea. A iniciativa visa garantir um estoque satisfatório do Hemocentro Estadual e garantir sangue para o período de festas de final de ano.

O jornalista Romeu Noé completou sua quarta doação em 2014. Para ele, ser um doador fidelizado é manter o compromisso com a vida. “Estou satisfeito em poder contribuir com pessoas que eu nem conheço. É um ato de amor ao próximo e em 2015 estarei novamente aqui no hemocentro”.

Edielen Zebalos, não pode doar sangue por ter feito uma tatuagem recentemente, mas nem por isto deixou de exercer cidadania. Ela agora faz parte do cadastro voluntário de medula óssea. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a chance de encontrar um doador compatível é de uma em cem mil devido ao problema de compatibilidade entre as células do doador e do receptor.

Equipe do 'Salve Mais Um'

Equipe do ‘Salve Mais Um’

Edielen, consciente da necessidade de salvar vidas, fez a lição de casa e convidou outros amigos e familiares para ir até ao hemocentro. “Estou muito feliz em poder ajudar. Sei que posso ser compatível com algum paciente que tenha leucemia e vou ser uma pessoa realizada se eu conseguir salvar essa vida”.

Para o fotógrafo Ésio Mendes, que sempre cobriu ações no hemocentro, hoje foi um dia especial. Ele conseguiu fazer o cadastro de medula óssea, “eu nunca tinha parado para pensar no assunto. Hoje, após receber o convite para ir até o hemocentro, comecei a pensar na possibilidade de salvar a vida de alguém. Não pensei duas vezes em ampliar o cadastro  de doadores de medula óssea e me comprometi em levar outras pessoas para doação de sangue e medula”.

O Salve Mais Um, é uma iniciativa de cinco jovens mineiros, da cidade de Uberlândia. Entre eles, está Gabriel Massote, que encontrou sua doadora de medula óssea 100% compatível em Rondônia.

Gabriel se casa com Ana Gabriela Pena

Gabriel se casa com Ana Gabriela Pena

A história do Gabriel comoveu o Brasil. O assunto foi pauta na grande imprensa brasileira. Os hemocentros do país inteiro receberam novos cadastros voluntários de medula óssea, mas era em Rondônia, que a doadora compatível estava.

Gabriel travou uma grande luta até chegar ao transplante. A doadora foi localizada, por meio da Campanha Nacional Casa Comigo, uma iniciativa do Governo de Rondônia, em parceria com os Amigos do Transplante de Medula Óssea (ATMO) e hemocentro, que juntos conseguiram localizar a doadora em uma cidade do interior de Rondônia.

Com o sucesso do transplante, Gabriel se casa nesta semana. Ele, que é advogado, desenvolve trabalhos voluntários, entre eles, o compromisso de salvar outras vidas. E foi assim que surgiu o ‘Salve Mais Um’, uma iniciativa que promete salvar vidas por todo o Brasil.

Mais informações no site: www.salvemaisum.com.br

 

 

 

 

 

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lú Braga
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo