26/07/2024

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Rondônia intensifica inovação e empreendedorismo em cursos profissionalizantes

16 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Encontro realizado pela Setec/Mec  abordou inovação e empreendedorismo no ensino profissionalizante

Além de fortalecer e expandir a qualificação da mão de obra nos 52 municípios  rondonienses, o governo de Rondônia está intensificando o empreendedorismo e a inovação nos cursos profissionalizantes ofertados pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep). Com esse objetivo, Rondônia participou, de 7 a 9 de maio, em Brasília, do II Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT).

Conforme destacado pela presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional, Adir Josefa de Oliveira, o evento organizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educacão (MEC), reuniu gestores, lideranças e pesquisadores para articular a criação de um ecossistema de inovação na Educação Profissional e Tecnológica.

Fórum abordou tendências e desafios da Educação Profissional e Tecnológica

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a inovação e o empreendedorismo são dois temas priorizados pela governo do estado, visando o progresso econômico e o desenvolvimento social.

“Graças aos investimentos que o governo de Rondônia vem fazendo para fortalecer a geração de emprego e renda, nosso Estado se destaca hoje, nacionalmente, com indicadores positivos que comprovam avanços na economia local”, evidenciou Marcos Rocha.

TENDÊNCIA

Na quarta-feira (15), a presidente do Idep apresentou as inovações do ensino profissionalizante de Rondônia durante o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede), Reunião Plenária Região Norte, realizado em Porto Velho, nos dias 14 e 15. No encontro, que contou com participantes de Rondônia e outros estados, discorreu sobre o tema “Tendências e Desafios da Educação Profissional e Tecnológica na modalidade EaD”.

Sobre empreendedorismo e inovação, Adir Josefa destacou que a formação profissional deve ser rápida e alinhada às necessidades do mercado. “Com a competitividade, é necessário formar o cidadão para criar e gerir seus próprios negócios como resposta eficaz contra o desemprego, e uma forma de fomentar a inovação”, concluiu.

Texto: João Albuquerque
Fotos: João Albuquerque e Pâmela Viana

Capacitação, Cidadania, Cursos, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Políticas Públicas, Porto Velho, Rondônia, Sociedade